Logo Blog Dipano

Golden hour: a importância da primeira hora de vida

mãe e bebê

A golden hour no parto — a popular hora de ouro — é a primeira grande oportunidade de estabelecer a conexão única existente entre mãe e filho, sendo o momento que pode ser o ápice de todo o período de gestação e do árduo trabalho de parto.

Mas apesar da beleza e da emoção envolvidas nesse momento, fato é que os benefícios, tanto para a mamãe quanto para o bebê, vão muito além dos registros que podem ser feitos do primeiro aleitamento materno ao finalizar o parto.

Para te ajudar entender a importância da golden hour no parto, a Dipano separou um conteúdo exclusivo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é golden hour no parto e como ela acontece?

A golden hour no parto, como o nome indica, é a primeira hora de contato da mãe com o filho recém-nascido após o parto, seja ele normal ou cesárea. Logo após sair da barriga, a criança já é colocada junto ao peito da mãe para que a primeira amamentação seja feita.

Durante todo esse processo, ocorrerá, consequentemente, a primeira troca de toques e carinhos, com a criança aprendendo a reconhecer a mãe à sua maneira e aprendendo a se sentir seguro e aconchegado. Esse é um momento, aliás, em que a participação do pai é incentivada, considerando a possibilidade de estabelecer esses vínculos iniciais de segurança e confiança.

Após esse período de uma hora junto aos pais, a criança é entregue à equipe médica para a realização dos primeiros exames e da devida limpeza — tudo ainda na sala em que o parto ocorreu e sob os olhares atentos de mãe, pai ou demais possíveis acompanhantes.

Benefícios da hora de ouro para mãe e filho

A hora de ouro já apresenta benefícios para mãe e filho somente considerando o aspecto físico do tão esperado encontro. Mas, no fim das contas, esse primeiro contato reserva ainda vantagens indiretas que serão muito importantes para o decorrer da maternidade:

Ingestão do colostro e descida do leite

A primeira mamada da criança é o que induz a decida em definitivo do leite, com a sucção promovendo aumento na produção de prolactina, hormônio diretamente ligado à produção do leite materno — que ocorre de maneira mais intensa nos primeiros dias após o parto.

Outro aspecto muito importante é que, na verdade, essa primeira mamada fornece o colostro à criança. Ele é uma versão cheia de nutrientes e anticorpos essenciais para o fortalecimento do bebê nos seus primeiros momentos de vida.

Reforço na proteção contra infecções, hemorragias e mais

Indo além da nutrição especial proposta pela amamentação, o simples toque entre mãe e filho durante esse processo também é capaz de desencadear diversos benefícios para os organismos de mãe e filho:

  • A temperatura mais quente do peito da mãe já ajuda a regular a temperatura do corpo do bebê, evitando riscos de hipotermia e hipoglicemia — quando associado à amamentação;

  • O estímulo à produção de ocitocina proporciona tanto a expulsão da placenta como reações do corpo que visam reduzir o tamanho do útero e evitar hemorragias;

  • O contato com a pele da mãe é mais uma forma de transmissão de anticorpos para a criança.

Apoio psicológico para mães e bebês

O primeiro contato entre mãe e filho também apresenta um reforço psicológico muito especial para o início da caminhada da maternidade.

Primeiramente, a criança é acalmada no colo da mãe, sentindo-se confortável por meio do toque e do calor da pele, enquanto fortalece laços de confiança e segurança ao ir reconhecendo a mãe e a sua voz. Além disso, a golden hour no parto desencadeia diversos hormônios que diminuem as chances do desenvolvimento de depressão pós-parto.

A golden hour é respeitada nos hospitais?

A golden hour deve ser respeitada pelos hospitais, considerando que se trata de uma conduta terapêutica recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Entretanto, dada a rigidez dos regulamentos de alguns hospitais e os horários apertados entre processos cirúrgicos, muitos estabelecimentos de saúde não dão a devida prioridade à hora de ouro pós-parto.

Portanto, a dica é tentar programar o período especial com a equipe médica que será responsável pelo processo do parto com a maior antecedência possível. Trata-se de um momento importante demais para ser excluído!

Vale ressaltar que a golden hour não é indicada para nascidos que apresentem algum problema que exija cuidado imediato ou bebês extremamente prematuros — abaixo das 34 semanas.

Agora você sabe as principais informações sobre a golden hour, ou hora de ouro pós-parto. Tenha sempre em mente que esse período vai muito além do emocionante encontro com o recém-nascido, sendo capaz de promover benefícios importantes para mães e filhos. Programe-se junto aos pediatras e obstetras envolvidos no processo do seu parto e garanta que você viverá essa experiência!

Siga no blog da Dipano para seguir acumulando dicas para melhorar sua experiência pós-parto. Você pode contar conosco ainda para aprender mais sobre as fases do puerpério e se preparar para atravessar esse período da maneira mais confortável possível.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Dipano

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading