A higiene bucal dos bebês é fundamental para garantir a saúde dos dentes e das gengivas desde cedo. Da limpeza necessária para proteger o ainda frágil organismo das crianças até a promoção de um desenvolvimento de toda a boca, torna-se muito importante saber quando iniciar e como fazê-la.
E é claro que, assim como em muitos outros cuidados, você pode contar com o conhecimento do blog da Dipano para cuidar da saúde bucal do seu bebê. Veja neste post todas as dicas e detalhes que você pode precisar saber para cuidar do desenvolvimento do seu filho. Boa leitura!
Por que a higiene bucal é tão importante para o bebê?
Apesar de a boca do bebê ainda estar em pleno desenvolvimento, fato é que a saúde bucal impacta diretamente o desenvolvimento dos dentes. Estabelecer uma rotina de cuidados bucais desde cedo ajuda a prevenir cáries e infecções além, é claro, de promover o gosto e o costume desses hábitos saudáveis para toda a vida.
Como iniciar a higiene bucal no bebê
Recomenda-se que a higiene bucal deva ser iniciada logo nos primeiros meses de vida, mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentes. Cuidar das gengivas desde cedo prepara o bebê para a chegada dos dentes e mantém a boca limpa e saudável. Entenda os momentos de cuidado:
- Limpe as gengivas do bebê com uma gaze ou um pano macio e úmido após as mamadas. Isso ajuda a remover resíduos de leite e evita o acúmulo de bactérias;
- Há ainda todo o cuidado especial da higiene bucal do bebê quando os dentes começam a nascer. Trata-se de um momento de muito incômodo, podendo promover até febres por meio das inflamações das gengivas durante o nascimento dos dentes de leite;
- Assim que os primeiros dentes surgirem, introduza uma escova de dentes infantil macia, suficientes para remover restos de leite dos dentes e das gengivas. Nossa recomendação é que você também use uma quantidade mínima — equivalente ao tamanho de um grão de arroz — de pasta de dente sem flúor, própria para o público infantil.
Dicas para a higiene bucal do bebê
O melhor caminho para garantir a higiene bucal do bebê é adicionar dicas seguras e eficientes de limpeza dos dentes e das gengivas. Confira o que a Dipano separou para você:
- Escolha uma escova de dentes perfeita para seu bebê: utilize uma escova de dentes com cerdas macias e cabeça pequena, trocando-a à cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas;
- Use a quantidade certa de pasta de dente para bebês: reforçamos tanto a atenção para você não exagerar na quantidade de pasta na escova como a garantir que o creme dental é apropriado para a idade do bebê. Uma dica extra e muito importante no processo é monitorar para que o bebê não engula o produto;
- Faça a higiene bucal do bebê com cuidado e paciência: escove os dentes do bebê suavemente, fazendo movimentos circulares nas gengivas e dentes. Você pode se permitir executar movimentos de maneira mais lenta e precisa, concluindo a limpeza completa e confortável.

Dicas adicionais para garantir a saúde bucal do bebê
Além da escovação regular e de todos os cuidados em torno da atividade, as outras prudências são importantes para manter a saúde bucal do bebê em dia. Veja algumas práticas adicionais que podem ajudar.
1. Evite a mamadeira noturna
É recomendado que, em meio à rotina comum de alimentação do bebê, você evite deixar a criança dormir com a mamadeira de leite ou suco na boca, considerando o risco maior do desenvolvimento de cáries caso os resíduos permaneçam na boca durante a noite de sono. Prefira oferecer água ou, se possível, escovar os dentes após a mamada noturna sem atrapalhar o ciclo de sono do bebê.
Veja também mais detalhes de uma rotina saudável para uma criança de 2 anos.
2. Prefira oferecer à criança alimentos saudáveis
A introdução alimentar com opções saudáveis na dieta do bebê já é recomendada por todos os benefícios à saúde que frutas, verduras, legumes e afins podem trazer.
Mas ao evitar o açúcar e alimentos processados, você garante que a boca da criança entrará em contato somente com alimentos leves, que não apresentam nenhum excesso de químicos ou acúmulo de açúcar com potencial mais alto de danificação dentária.
Consequentemente, ao estabelecer uma alimentação balanceada, você estará contribuindo diretamente para o desenvolvimento de dentes e gengivas do bebê.
3. Comece a levar a criança ao dentista cedo
Leve o bebê ao dentista por volta do primeiro ano de vida ou seis meses após o aparecimento do primeiro dente. Assim, o profissional pode avaliar a saúde bucal do bebê e oferecer orientações personalizadas desde cedo.
Essa é mais uma tática que também acostuma o bebê quanto antes com o ambiente e os cuidados do dentista, tornando as consultas — que podem se tornar traumáticas para muitas crianças — tranquilas e positivas.
A higiene bucal dos bebês é essencial para garantir a saúde dos dentes e das gengivas desde cedo. Com os cuidados adequados e a introdução de uma rotina de limpeza, você pode proporcionar ao seu bebê um sorriso saudável e bonito. Compartilhe este post da Dipano com outras mamães e deixe suas sugestões nos comentários.
Aproveite para conferir também nosso material exclusivo sobre os pesos ideais por idade para os bebês, servindo como um guia útil para acompanhar o crescimento saudável do seu amor!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.