Nas mais diversas situações do dia a dia a música tem o poder de nos acalmar, melhorar as energias, e até mesmo ajudar na concentração. Com os bebês, não é tão diferente. Da mesma forma, para eles a música serve de estímulo e pode causar diversos tipos de emoção
As músicas infantis representam uma ótima maneira de desenvolver as percepções da criança, trazendo aquela sensação boa de aprender e conhecer coisas novas enquanto se brinca!
Observar o período em que o bebê está se desenvolvendo dentro da barriga é como ver crescer uma parte vital de você. Sendo assim, desde a barriga, criar estímulos e um vínculo musical com o bebê pode ser uma ótima forma de transmitir as emoções que a mãe sente por seu filho.
As cantigas de ninar representam o primeiro contato do bebê com os contos de fadas. Ligação que enriquece a imaginação e o vocabulário das crianças, servindo de alimento para desenvolver sua linguagem, e posteriormente a escrita.
Para relembrar uma lista de músicas infantis para cantar e se preparar para a chegada do bebê, continue a leitura!
Melhores músicas para cantar para bebê
Utilizadas em todo o mundo, através das cantigas de ninar é possível relaxar o bebê enquanto você aproveita esse momento tão especial e íntimo entre os dois. Pensando nisso, a Dipano preparou uma seleção especial de músicas para cantar para o bebê que nasceu. Confira:
1. Meu anjo sim
“Não sei se tu tens um anjo
Que eu tenho um anjo sim
Meu anjo é um pequenino
Que agora vai dormir
Dorme meu anjo lindo
Meu menino serafim
Que o sono vem vindo
Pra levar você de mim
Porque está na hora
Na hora de dormir”
Uma opção repleta de carinho e calmaria, nesta canção de ninar vemos uma mãe se referindo ao seu bebê de forma carinhosa ao chamá-lo de anjo e desejar uma boa noite de sono!
2. Leãozinho
“Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho
Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho”
Um clássico da música popular brasileira, Leãozinho foi escrita por Caetano Veloso, em homenagem ao baixista Dadi Carvalho, em 1977. No universo infantil, “Leãozinho” faz muito sucesso por ser uma música de grande efeito calmante com dizeres que traduzem todo o carinho possível.
Muitas vezes os pais relacionam a história da letra aos seus bebês, comparando-os a pequenos leões de cabelinho bagunçado ao despertar. Experimente, e crie momentos especiais com seus pequenos!
3. Brilha, brilha estrelinha
“Brilha, brilha estrelinha
Quero ver você brilhar
Brilha, brilha estrelinha
Quero ver você brilhar
Brilha, brilha lá no céu
Brilha, brilha lá no mar
Brilha, brilha estrelinha
Quero ver você brilhar”
Um clássico inquestionável das músicas infantis, “Brilha Brilha Estrelinha” é uma composição de Mozart inspirada em uma música infantil francesa com diversas versões. Como uma criança prodígio que demonstrava grande aptidão musical desde a infância, Mozart desenvolveu essa versão que até hoje é muito tocada para todas as crianças.
4. Se essa rua fosse minha
“Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pra ver meu bem passar”
Mais um clássico brasileiro, “Se Essa Rua Fosse Minha” é basicamente uma declaração de amor que muitos consideram ter sido escrita por um desconhecido para homenagear a princesa Isabel no século XIX. Divertida e romântica, ela costuma ser muito utilizada em cantigas e brincadeiras de roda para divertir as crianças!
5. O cravo e a Rosa
“O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada
O cravo ficou doente
E a rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a chorar”
Relacionada à história e ao folclore brasileiro, essa música atravessa gerações com sua melodia tranquila e calma. Em seu contexto, se refere a idas e vindas de um casal, representando momentos ruins dentro de uma relação, e a possibilidade de se reconciliar.
6. Ursinho Pimpão
“Vem meu ursinho querido
Meu companheirinho
Ursinho Pimpão
Vamos sonhar aventuras
Voar nas altura
Da imaginação
Como na história em quadrinhos
Eu sou a Sininho
Você Peter Pan”
Muito lúdica, a canção do Ursinho Pimpão estimula o imaginário infantil, onde com a imaginação ela pode ir para qualquer lugar com seu amigo ursinho, e ambos podem ser quem quiserem entre grandes personagens de contos infantis, e histórias em quadrinhos.
O referido Ursinho Pimpão representa aquele velho amiguinho de pelúcia que acompanha os pequenos na hora de dormir!
7. Roda do ônibus
“A buzina faz bi bi bi
Bi bi bi, bi bi bi
A buzina faz bi bi bi
Pela cidade
A roda do ônibus roda roda
Roda roda, roda roda
A roda do ônibus roda roda
Pela cidade”
Na fase em que o bebê ainda não sabe andar ou falar é interessante estimular os seus sentidos através da música. A canção “A Roda do Ônibus” colabora para o desenvolvimento do bebê fazendo com que a criança assimile os sons aos objetos, barulhos e movimentos!
8. O sítio do seu Lobato
“Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia ô
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô
Era quá, quá, quá pra cá, era quá, quá, quá pra lá
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô
Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô
Era mu, mu, mu pra cá, era mu, mu, mu pra lá
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô”
Essa música é uma alternativa muito interessante por mencionar diversos tipos de bichos existentes e os sons que eles emitem, permitindo que a criança faça essa relação enquanto se diverte.
9. Vamos dormir
“Fecho os olhinhos
E eu vou dormir
Foi um longo dia
Eu me diverti
Fecho os olhinhos
Para descansar
Amanhã de dia
Eu quero brincar”
A letra de “Vamos Dormir” conversa com a criança ensinando que depois de se divertir ao longo do dia é importante dormir e descansar para acordar com energia para um novo dia repleto de diversão e brincadeiras.
10. Alecrim dourado
“Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo sem ser semeado
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo sem ser semeado
Foi meu amor que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Foi meu amor que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim”
Essa é mais uma cantiga clássica do repertório brasileiro que atravessa diversas gerações. Unindo letra e melodia tranquilas, ela é ótima para relaxar o bebê de forma carinhosa.
11. Upa cavalinho
“Pocotó, pocotó, pocotó, pocotó
Upa, cavalinho
Upa, cavalinho
Piuí, piuí, piuí, piuí
Lá vem o trenzinho
Lá vem o trenzinho”
Desde o início, ao unir sons de cavalgada e outros efeitos sonoros, a música “Upa Cavalinho” tende a prender a atenção do bebê que se encanta e se distrai com tantas percepções, esquecendo do que acontece em volta.
12. Dona Aranha
“A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva o sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente”
Por último, mas não menos importante, a música ” Dona Aranha” é um grande sucesso que envolve e diverte os pequenos, contando a história de uma aranha teimosa que está tentando subir a parede e encontra algumas dificuldades no caminho, porém não desiste e continua a subir!
Que músicas cantar para o bebê na barriga?
Muitos pediatras e obstetras influenciam os pais a conversar e estabelecer algum contato com os bebês enquanto estão dentro da barriga. Dessa forma, é possível fazer uma conexão biológica através do afeto, formando laços desde cedo com o bebê.
Esse tipo de estímulo sonoro colabora para a capacidade cognitiva e sensorial das crianças e influencia para que elas venham ao mundo mais perceptivas e com uma capacidade de aprendizagem mais rápida.
Então, afinal, que músicas cantar para o bebê na barriga? Além das músicas que já mencionamos acima, selecionando boas melodias e letras que transmitem uma mensagem especial, podemos indicar as seguintes:
- O samba de Maria Luiza | Nando Reis;
- A banda | Chico Buarque;
- Criança feliz | Francisco Alves e Rene Bittencourt;
- Anunciação | Alceu Valença;
- Pra você guardei o amor | Nando Reis;
- Aquarela | Toquinho;
- Pais e filhos | Legião Urbana;
- Por onde andei | Nando Reis;
- Como é grande o meu amor por você | Roberto Carlos;
- Nascer | Isadora Canto.
Quando o bebê começa a ouvir a voz?
Falando de música e voz, acredita-se que as crianças não ouçam de fato as vozes, mas sintam as vibrações. O que é suficiente para acalmar, agitar, ou transmitir uma sensação de segurança para eles enquanto estão ali dentro.
Estudos apontam que a partir de 24 – entre 24 e 30 – semanas é que a maioria dos bebês começa a perceber e responder aos ruídos externos.
Essas foram as nossas sugestões de músicas para cantar para o bebê ao longo do seu desenvolvimento. Gostou do conteúdo? Para mais dicas de cuidados com bebê e a mamãe, e soluções ecológicas, continue acompanhando as postagens do blog!
Aproveite para conferir o nosso guia organizacional de como fazer uma planilha de gastos mensais com o bebê!
Visite nossa loja!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.
