O nascimento dos dentes de uma criança é um evento muito esperado e importante do desenvolvimento do bebê. No entanto, ele também preocupa os pais, afinal, os sintomas de dentes nascendo incomodam os bebês. Infelizmente, muitos pais não sabem do que se trata pela incapacidade do seu filho de se expressar verbalmente.
Geralmente, esse nascimento — também conhecido como erupção dentária — ocorre durante o primeiro ano de vida do bebê.
Mas cada um reage e se expressa de uma forma diferente, seja chorando ou, então, mais quieto. Por isso, os pais precisam ter paciência e saber se atentar aos principais sinais, que incluem uma gengiva mais avermelhada e irritação no dia a dia.
Manter a higiene oral em dia e saber como aliviar os principais sintomas do nascimento dentário são fundamentais para que esse período seja tão esperado e conturbado.
Para te ajudar nisso, separamos, no blog da Dipano, um guia com as principais informações sobre os sintomas e dicas para lidar com esse período de nascimento dos dentes. Confira!
Quanto tempo dura a crise dos dentes?
É comum que o desenvolvimento do dente dure em média cerca de 6 meses, no entanto, quando ele começa a rasgar a gengiva, leva cerca de 8 dias para ficar totalmente dentro da boca do bebê.
É importante saber, também, que todos os dentes decíduos seguem uma cronologia de nascimento e que eles apresentam um grande papel na saúde oral e no desenvolvimento do bebê.
Os dentes de leite, ou decíduos, são os primeiros dentes da criança e nascem logo nos seus primeiros anos de vida. Normalmente, eles se caracterizam por serem menores que os dentes permanentes e, também, mais brancos por conta do seu esmalte dentário ser mais fino. Ao todo, o bebê possui 20 dentinhos e seu nascimento vai até aos 3 anos, geralmente.
Esses dentes decíduos são responsáveis por fazer com que o bebê desenvolva corretamente a sua fala e a sua mastigação, assim como também ajudam a manter o correto posicionamento no qual ocorre a movimentação dos dentes permanentes no momento de sua erupção.

Quais são os sintomas de dentes nascendo?
O nascimento dos dentes de leite, para o bebê, pode ser bem incômodo e gerar muito desconforto ao longo dos dias que passam.
Inclusive, nesse período, pode ser bem comum que o bebê fique mais agitado, expressivo e, até mesmo, agressivo por conta da dor que está sentindo, assim como também pelo inchaço presente em sua gengiva.
Os sintomas de dentes nascendo variam e, geralmente, aparecem um pouco antes do dentinho de leite nascer, dentro de três a cinco dias anteriores.
No geral, os principais sintomas presentes no momento em que o dente de leite do bebê está nascendo são:
- Dores e vermelhidão na gengiva, onde o dente está para nascer;
- Leve inchaço na gengiva;
- Mais produção de saliva e, consequentemente, mais baba do que o normal;
- Maior costume de roer e mastigar brinquedos e outros utensílios;
- Irritabilidade;
- Mau humor constante;
- Agressividade;
- Falta de apetite;
- Dificuldades para dormir;
- Sangramentos gengivais, no local de nascimento do dente.
É comum que o bebê também chore mais frequentemente, justamente pelo incômodo que está sentindo no momento. Porém, não precisa se preocupar!
Assim que o elemento dentário nasce e se torna presente dentro da boca, os sintomas desaparecem e a vida segue normalmente.
Aproveite para verificar, ainda no blog da Dipano, as melhores maneiras de diferenciar os choros do bebê!
O bebê fica com febre por causa do nascimento dos dentes?
É comum que muitos pais já tenham ouvido falar no boato onde o bebê fica com febre por causa do nascimento dos dentes de leite. Com isso, muitos ficam na dúvida se de fato é possível que o bebê tenha essa elevação de temperatura corporal durante esse período.
No entanto, o bebê não fica com febre por conta do nascimento dos dentes. Até a presente data, não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre os sintomas de dentes nascendo com o surgimento de febre ou quaisquer outras condições, como a diarreia.
O que pode acontecer, nesse caso, é o desenvolvimento de ambas as condições simultaneamente, mas sem relação uma com a outra.
Isso porque, pelo incômodo gerado durante o nascimento dos dentinhos de leite, o bebê leva vários objetos para a boca para mastigar e coçar a gengiva, com isso, eles podem estar carregados de diferentes microrganismos causadores desses quadros.
Um ponto importante a se considerar junto ao nascimento dos dentes é a introdução alimentar. Veja o guia da Dipano e saiba a melhor maneira de fazer!
Dá para aliviar os sintomas da dentição?
Com tudo isso, dá para perceber o quão desconfortável é para os bebês a etapa de desenvolvimento e de nascimento dos dentes de leite.
Podemos utilizar certos artifícios que ajudam a aliviar os sintomas e esse grande desconforto que os dentinhos de leite erupcionando podem provocar ao bebê.
Além de estar mais agressivo e mal-humorado, ficando irritado com mais frequência, o seu filho pode também apresentar uma maior salivação. Porém, há algumas dicas que podem ser seguidas para aliviar os sintomas de dentes nascendo, como:
- Uso de mordedores, feitos de diversos materiais, para o bebê morder e aliviar a coceira;
- Uso de um paninho úmido com água gelada;
- Dar picolé feito com leite materno ou com suco de frutas para o bebê;
- Oferecer frutinhas geladas para o bebê mastigar e aliviar a dor;
- Massagear a gengiva do bebê com o seu dedo, úmido em água gelada, para amenizar o incômodo da gengiva.
É muito comum ter dúvida a respeito de quanto tempo dura a crise dos dentes, e o quanto esse incômodo ficará com o bebê.
Na maioria dos casos, todos os sintomas desaparecem assim que o dentinho surge na boca. Porém, se persistir, é importante procurar o pediatra ou o odontopediatra para ver se está tudo certo com a saúde do seu bebê.
Qual a ordem que os dentes nascem?
Os dentinhos de leite de um bebê possuem uma ordem cronológica correta para nascer, que ocorre desde o primeiro ao terceiro ano de vida.
Claro que há casos onde esse nascimento pode atrasar, como pode se adiantar. No entanto, a ordem cronológica do nascimento dos dentes é:
| Incisivos centrais superiores | 10 meses |
| Incisivos centrais inferiores | 8 meses |
| Incisivos laterais superiores | 12 meses |
| Incisivos laterais inferiores | 14 meses |
| Caninos superiores | 19 – 20 meses |
| Caninos inferiores | 20 meses |
| 1º molar superior | 16 meses |
| 1º molar inferior | 16 – 17 meses |
| 2º molar superior | 27 – 28 meses |
| 2º molar inferior | 27 meses |
Esses dentinhos, por mais que sejam temporários, apresentam um papel bem importante na boquinha do bebê.
Isso porque eles são os primeiros que surgem, assegurando espaço para o crescimento e para o desenvolvimento dos dentes permanentes. Dessa forma, ajudando para que eles nasçam com saúde e sem quaisquer prejuízos de função.
Como higienizar os primeiros dentes?
É de grande importância cuidar da higiene bucal dos pequenos, não só quando os primeiros dentinhos surgirem.
Toda a boquinha do bebê deve ser limpa regularmente, assim como deve-se estimular uma dieta com hábitos alimentares saudáveis e sem alimentos que incentivam o surgimento de cáries.
A escovação dos dentinhos deve ser realizada três vezes ao dia, com uma escova bem macia e pequena, com uma pasta que contenha flúor e em quantidade adequada, menos que um grão de ervilha.
Junto a isso, é importante que o bebê seja acompanhado pelo odontopediatra para assegurar o correto desenvolvimento dos dentinhos e a saúde oral do bebê.
O nascimento dos dentinhos decíduos é um período de grande importância para a saúde oral dos bebês, assim como também de grande preocupação para os pais.
No entanto, não precisa disso, basta compreender a correta sequência cronológica de nascimento dos dentinhos e as dicas para aliviar quaisquer sintomas e desconfortos provocados por eles.
Conte com esse e outros importantes posts do blog da Dipano para oferecer todos os cuidados necessários ao seu pequeno!
Fique à vontade para conferir esse texto sempre que for necessário e para aprender mais sobre outros assuntos, como, por exemplo, dicas de como elaborar planilhas de planejamento financeiro de gastos mensais com o bebê.
Organize-se e cuide do seu amor!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.