Oferecer água para o bebê é uma dúvida de muitos pais, principalmente quanto ao momento ideal para começar, assim como a quantidade e a maneira correta de introduzir.
Pensando em ajudar os responsáveis a sanar todas as dúvidas, a Dipano mostrará que dar água para o bebê é um processo simples e natural! Então, é hora de deixar o medo de lado e aprender os cuidados essenciais ao oferecer água ao bebê com segurança e tranquilidade.
Quando oferecer água ao bebê?
Introduzir a água para bebê precisa ser feito no momento correto para garantir que a criança se mantenha hidratada, mas sem atrapalhar na nutrição. Para isso, é essencial explorar os momentos adequados para oferecer o líquido no dia a dia, sem exageros e também seguindo as recomendações de médicos.
Primeiros seis meses
Nos primeiros seis meses de vida não é necessário oferecer água para os bebês. Isso porque tanto o leite materno quanto a fórmula já fornecem a quantidade ideal de hidratação.
Caso a introdução da água seja feita nesse período (ou antes), os nutrientes fundamentais ao organismo da criança podem não ser absorvidos da maneira correta.
Aproveite para saber, aqui no blog da Dipano, se o bebê deve ser acordado para mamar!
Após os seis meses
É nesse momento em que começa a introdução dos alimentos sólidos, quando você tem a possibilidade de introduzir água para bebê no dia a dia.
O líquido auxilia a complementar a hidratação do leite e da fórmula infantil e não devem ser substituídos para oferecer somente a alimentação sólida, viu?!
Quanto de água dar ao bebê?
A quantidade de água pode variar por conta do tipo de dieta e a idade do bebê. O recomendado é atentar-se apenas para não dar água em excesso.
- Entre seis meses e um ano: a quantidade para bebês até um ano fica entre 60 a 120 ml por dia. Conforme for criando o hábito, você pode aumentar gradualmente a quantidade.
- Um ano ou mais: você pode aumentar a água de 120 para 240 ml diários. No entanto, é necessário ter atenção ao quanto o seu filho ingere de água e, se for preciso, fazer ajustes para garantir que a sede seja saciada e a criança esteja bem hidratada.
Você sabe qual é o peso ideal por idade? Ainda não? A Dipano te ajuda com essa informação, confira.

Como dar água ao bebê?
A maneira com a qual você oferece água para bebê pode influenciar diretamente na maneira que ele aceitará o líquido. Por isso, preparamos algumas dicas que podem facilitar o processo.
1. Use de copinhos e garrafinhas
Copinhos com canudo ou garrafinhas com bicos macios apropriados para a idade são ideais para oferecer água para bebê. Além disso, o uso de objetos auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora fina.
2. Ofereça em pequenas quantidades
Durante o dia, ofereça água ao bebê, principalmente no decorrer das refeições. Isso pode auxiliar a criança a se acostumar com o gosto e a sensação do líquido, além de ser uma maneira eficiente de construir uma rotina com o novo líquido.
3. Jamais force a ingestão
Observe os sinais do bebê ao decorrer do dia e nunca obrigue a ingestão de água. É um momento que precisa ser seguro e natural, consequentemente, caso o bebê associe a ação a uma sensação ruim, pode ser ainda mais desafiador fazer a introdução.
Quais são os benefícios da água para o bebê?
Como sabemos, a água é fundamental para a vida. Para os bebês, a ideia é a mesma, auxiliando em aspectos como:
- Hidratação: auxilia o funcionamento do organismo, na regulação da temperatura corporal e no transporte de nutrientes fundamentais para o corpo, como as vitaminas e minerais;
- Digestão: a água atua diretamente no processo digestivo, auxiliando a absorção dos nutrientes e uma digestão mais simplificada;
- Funções renais: a água atua nos rins, ajudando a eliminar toxinas presentes do organismo;
- Desenvolvimento de hábitos saudáveis: um cuidado que pode continuar para toda a vida e pode prevenir problemas como dores de cabeça, tonturas, prisão de ventre, irritabilidade e secura na pele ou boca.
Já que estamos no assunto de benefícios, saiba quais são os nove relacionados à amamentação!
Entender quando, quanto e de que maneiras oferecer água para bebê é muito importante para garantir bem-estar, hidratação e sua saúde. Por meio de todas as dicas e informações presentes neste conteúdo da Dipano, você já pode realizar a introdução da água na rotina do seu bebê com segurança.
Gostou das dicas? Compartilhe o post com outras mamães e ponha as suas sugestões nos comentários! E aproveite o momento para conhecer todos os detalhes relacionados ao Método BLW — conhecido como “baby led-weaning” ou “desmame guiado pelo bebê” —, um tema muito recorrente quando o assunto é introdução alimentar dos bebês!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.