
Tornando-se um verdadeiro incômodo para o sono, muitas vezes, o ruído branco pode não ser um som completamente agradável para nós, adultos. Mas acredite, para o sono dos bebês, ele pode ser uma verdadeira benção!
Você se surpreenderia ao observar o efeito calmante desse som uniforme e constante que chamamos de ruído branco. Ao preencher o vazio do silêncio, se assemelhando aos sons que o bebê ouvia no útero, os ruídos brancos podem ser um fator determinante para os bebês terem um sono profundo e duradouro.
Se o seu bebê tem apresentado dificuldade para pegar no sono, vale a pena conhecer e experimentar os efeitos dessa técnica. Continue a leitura e descubra mais sobre os efeitos relaxantes do ruído branco para o sono dos bebês!
O que é ruído branco?
Se você já usou todo o seu repertório de técnicas e melhores músicas para cantar para o bebê, mas ainda sente que seu filho tem tido dificuldade para dormir, saiba que o ruído branco tem potencial para se tornar o melhor amigo dele.
Também chamado de white noise, o ruído branco é um som uniforme e constante, que combina diferentes frequências de forma aleatória, sendo muito utilizado como uma ferramenta de relaxamento e sono.
Cada vez mais popular, a técnica se destaca por criar um ambiente sonoro agradável e acolhedor para as crianças, abafando ruídos externos, e diminuindo as chances deles despertarem durante o sono.
Ou seja, trata-se de um som regular e contínuo, que tende a prender a atenção do cérebro, acalmando os bebês mais agitados.
Principais exemplos de ruído branco
Esse tipo de ruído é chamado de “branco” porque quando observado de um gráfico de espectro de frequência, ele parece um ruído constante em todas as frequências. No sistema humano, esse ruído ativa células responsáveis pela percepção da frequência de som, captando a atenção e diminuindo a percepção de outros barulhos.
Para que você compreenda melhor, reunimos aqui alguns dos principais exemplos de ruídos brancos, veja:
- Ar-condicionado;
- Ventilador ligado;
- Secador de cabelo ligado;
- Vento soprando;
- Ondas do mar;
- Televisão sem um canal sintonizado;
- Máquina de lavar funcionando;
- Chuva caindo.
Quais as vantagens do ruído branco para o sono do bebê?
Alguns estudos sugerem que o ruído branco pode ter alguns benefícios para o sono. As principais vantagens incluem:
- Bloquear os sons externos: Por tratar-se de um som que não varia, quando é captado pela audição da criança, o ruído branco conquista espaço no seu espectro auditivo, atraindo sua atenção e ajudando a bloquear os sons externos que podem interromper o sono, como barulho de carros, animais de estimação e sons domésticos;
- Criar um ambiente tranquilo: o ruído branco pode ajudar a criar um ambiente mais tranquilo e propício para dormir, levando os bebês a relaxarem e a terem um sono mais duradouro e reparador.
E não para por aí, além de contribuir para que o seu bebê tenha um sono mais profundo por mais tempo, os ruídos brancos também podem ser benéficos para nós, adultos em momentos de concentração e sono.
Como introduzir o ruído branco na rotina do bebê?
Uma vez que bloqueia o ruído de fundo e outras distrações, o ruído branco vem sendo estudado e utilizado como uma ferramenta de relaxamento e meditação, que ajuda pessoas de todas as idades a se concentrar e relaxar.
Assim, uma ocasião propícia para começar a introduzir o ruído branco na rotina do bebê é aquele momento em que a criança já tomou banho, foi amamentada e está pronta para dormir.
Inclusive, diminuir a luz e a interferência de ruídos externos fechando as portas e janelas também pode colaborar muito para o soninho.
Onde eu encontro ruídos brancos?
Se não houver nenhum ruído branco acontecendo naturalmente no local, você pode colocar esses sons para tocar por meio de playlists em plataformas de streaming, aplicativos de celular e o próprio YouTube.
Assim, prefira colocar os sons com o bebê ainda acordado, quando quiser desligar, procure ir distanciando o som do bebê lentamente para não haver uma interrupção abrupta.
Outro grande vilão do sono dos bebês é a cólica, portanto não deixe de conferir tudo sobre a condição, principais causas e dicas de como aliviá-la no bebê!
O ruído branco é uma técnica saudável?
Sim! Entretanto, é fundamental que o ruído branco esteja em um volume adequado para o bebê.
Lembre-se que a audição dos pequenos é mais sensível, certo? Então, não queremos causar nenhum problema. Dessa forma, certifique-se que o barulho está controlado.
Sobre o tempo de escuta do white noise, pessoas colocam para se concentrar durante horas, sabia? Por isso, o período de escuta não deve atrapalhar em nada a saúde do bebê — contanto que esteja em um volume adequado.
Gostou do conteúdo? Espero que sim! Experimente o ruído branco nas próximas vezes que for ninar o bebê e veja a magia acontecer.
Para mais dicas de cuidados com o bebê e vida sustentável, continue acompanhando as postagens do blog!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.