Em primeiro lugar não esqueça nunca, jamais, de jeito nenhum que o excesso de sabão e outras alquimias lidas por aí podem danificar os tecidos das Fraldas Dipano que foram desenvolvidos para que possam ir à máquina sem qualquer esforço e sem que haja necessidade de qualquer produto especial para lavar. A lavagem incorreta pode impedir a absorção dos Absorventes e ocasionar vazamentos.
Vamos ao temido cocô rs.
Para cocôs de bebês ainda em amamentação exclusiva, você só precisa tirar os Absorventes de dentro do Bolso da Fralda e por direto na máquina. Se você quiser, pode ir acumulando em sacos impermeáveis ou num balde com tampa. SEM água. Não é preciso enxaguar, nem esfregar, nem deixar de molho, nada disso é necessário, pois o cocô de bebês que ainda estão sendo 100% amamentados, é solúvel.
Os cocôs de bebês em alimentação sólida devem ser jogados no vaso sanitário para tirar o excesso antes de pôr na máquina ou armazenar.
Os cocôs mais durinhos são fáceis de lidar e despregam da fralda facilmente. Já os cocôs mais grudentos, geralmente cocôs de bebês em introdução alimentar, podem precisar de uma ajudinha com uma espátula, um palito de sorvete ou com o chuveirinho higiênico. Tire os Absorventes do Bolso e armazene em Sacos Impermeáveis por até 3 ou 4 dias ou ponha direto na máquina de lavar.
Regra eficiente para higienizar corretamente as Fraldas Dipano
- Tire os Absorventes do Bolso e o grosso do cocô se houver,
- Utilize sempre o ciclo longo da máquina com pelo menos 2 enxagues.
- Observe se o nível de água é o suficiente. O nível de água deve estar 4 dedos de água acima das Fraldas/roupas já molhadas.
- Lembre-se de usar apenas a quantidade de sabão recomendada.
***Uma colher de sopa rasa de sabão (líquido ou em pó) são suficientes para uma máquina de 10kg. É pouco mesmo!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.

Uma resposta para “”
Muito fácil!