Aqui algumas dicas que podem ajudar você a reconhecer sinais que indicam que o seu bebê está pronto para o desfralde e assim evitar stress e frustrações.
Antes de iniciar este processo observe os sinais de maturidade neurológica ( prontidão para o controle dos esfíncteres) e os sinais emocionais do seu bebê.
Não se deixe influenciar pela idade ou opinião de outras pessoas. Cada bebê é único, tem seu ritmo de desenvolvimento e não deve ser comparado a outros bebês.
Uma dica fácil para se perceber que o bebê já é “competente” para controlar os esfíncteres é quando consegue subir e descer escadas sem o apoio das mãos e saltar com os dois pés do chão.
Muito bem, isso é um grande sinal, mas não é tudo. Observe também se o seu bebê já consegue se comunicar e se está pronto para deixar as fraldas.

São momentos mais delicados para o desfralde, aqueles que podem gerar alguma insegurança, como o nascimento de um irmãozinho, mudança de escola, separação dos pais…
Uma vez que perceba sinais de maturidade e prontidão, não há necessidade de nenhum artificio, mas algumas coisas podem ajudar:
– Use a fralda do dia a dia com o Absorvente de Bambu em cima do bolso. Os Absorventes de Bambu deixam a sensação de molhado fazendo com que o seu bebê perceba melhor as suas eliminações, ajudando assim a sua percepção. Além disso os Absorventes de Bambu são super absorventes e seguram qualquer “acidente”.
– O verão é a estação mais propícia para desfraldar, então aproveite, principalmente se o lugar onde você mora é frio em outras estações do ano.
– Deixe a criança com menos roupa possível, para que a ida ao banheiro seja mais fácil.
– Convide seu bebê a usar um troninho ou mesmo o vaso sanitário, com um banquinho para dar apoio aos pés ou um redutor de assento. Esse convite é apenas um convite, não gere expectativas. rsrs
E o tempo todo lembre-se de que o seu filho está dando um grande passo no seu desenvolvimento e no auto conhecimento. Isso não é linear, mas vem como as ondas que voltam um pouco para avançar com mais força.
Com amor, com um olhar atento e muito respeito é possível fazer deste, um momento tranquilo.
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.