
Os livros são a porta de entrada para um mundo de descobertas e aventuras! Estimular o hábito de ler desde cedo auxilia no desenvolvimento da imaginação e das habilidades cognitivas das crianças, que trarão benefícios para toda a vida.
Mas com as novas gerações de crianças vivendo em um mundo cada vez mais globalizado e mergulhado em telas de tablets e celulares, fica cada vez mais desafiante para os pais e educadores cultivar este hábito.
Pensando nisso, a Dipano separou algumas dicas de como incentivar a leitura na infância, confira!
1. Escolha livros adequados para a faixa etária
É sempre importante escolher livros conforme a idade da criança. Se tiver dúvidas quanto à indicação, você pode consultar a informação na capa ou na descrição do material.
As crianças de 0 a 3 anos estão descobrindo o mundo e utilizam muito o tato e a visão. Nesta idade, a opção ideal são livros palpáveis com detalhes, como tecidos e plástico, com gravuras coloridas e simples.
Já de 3 a 6 anos, os pequenos já aprenderam a falar e começaram a frequentar a escola. Os livros para esta faixa etária contam com histórias breves, ilustrações chamativas e servem como um estímulo em casa para o aprendizado da escola.
2. Torne a leitura um hábito
A leitura é um hábito, assim como qualquer atividade que inserimos na nossa rotina. As crianças passam por fases em que não querem tomar banho, comer e é normal também ficarem resistentes às histórias.
É importante os pais não imporem a leitura, mas explicar de forma calma e lúdica que aquele momento vai ser legal e divertido. Reserve alguns minutos do dia, alguns preferem antes de dormir, para sentar e ler com a criança. Você vai perceber que em pouco tempo é ela que vai pedir por uma nova história.
3. Visite bibliotecas e loja de livros
O contato com os livros podem ser estendidos além da casa e da escola. Planeje visitas em bibliotecas ou lojas de livros, é um passeio diferente dos tradicionais que irá abrir uma porta de conhecimento para a criança.
Muitos desses ambientes tem um cantinho de leitura, contação de histórias e atividades lúdicas para os pequenos que vão deixá-los mais à vontade e interessados neste mundo da imaginação.
4. Estimule o contato com os livros
A experiência com os livros devem ser incentivadas desde cedo. Algumas mamães leem quando o bebe está ainda na barriga e após o nascimento, aproveitam os momentos da amamentação para contar uma história.
Pensando nos maiorzinhos, crie um cantinho da leitura. Organize os livros em prateleiras de fácil acesso onde as crianças podem escolher e pegar o título que desejam. Adicione cestos, um tapete de leitura e almofadas para deixar o ambiente aconchegante.
5. Seja um leitor
As crianças veem os pais e responsáveis como exemplos e aprendem muito com suas ações e atitudes. Aqui, então, vai uma dica simples para quem quer incentivar o hábito de ler: se você quer incentivar a leitura, leia também!
Quando a criança observa um adulto lendo, entende que aquilo é algo agradável e também começa a se interessar por essa atividade.
6. Converse sobre o que leu
Os livros são fontes preciosas de informação e as crianças aprendem muito com as suas histórias. Os questionamentos durante e após a leitura são normais: a infância é uma fase cheia de descobertas e dúvidas.
Incentive esse diálogo e a interpretação das situações que foram lidas, respeite o ponto de vista e tente sempre extrair algo positivo.
7. Incentive a imaginação
Quando falamos em leitura para os pequenos não estamos relacionando ao fato da criança sentar quietinha e o adulto ler a história toda. Ler é uma arte e ela está ligada ao despertar da criatividade e imaginação!
Assim, quando você oferece um livro cheio de figuras e imagens para seu filho e ele começa a criar a sua própria história, a leitura está presente ali.
Criar pequenas pausas para perguntas ou deixar a história escrita para outro momento são pequenas ações que podem fazer toda a diferença no incentivo à leitura.
8. Respeite os interesses da criança
O respeito deve estar sempre presente no processo de incentivo a leitura. É preciso encontrar o momento do dia em que a criança se sente mais confortável e atenta para ler e é também importante lembrar que em alguns momentos um tema será mais interessante que outro.
Apresente para a criança diferentes gêneros literários e incentive que ela escolha, tente observar como ela se sente com a leitura logo pela manhã ou antes de dormir e tente encontrar um equilíbrio.
9. Use a tecnologia a seu favor
Não tem como excluir ou fingir que a tecnologia não existe. Ela está presente na vida de todos e, sim, traz muitos benefícios quando a usamos sem exageros.
Incentive o contato tecnológico de forma saudável, use aplicativos, jogos e recursos sonoros para agregar histórias e deixar o momento da leitura mais divertido e interativo.
E aí, você já tinha colocado em prática algumas dessas dicas aí com seu pequeno? Esperamos que este conteúdo te ajude a incentivar a leitura e criar momentos prazerosos com seu filho.
Confira também: Desmame gentil: como fazer? Qual a melhor hora? Veja!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.