
Compreender sobre a janela de sono do bebê é de extrema relevância! Isso porque a hora de dormir de um recém-nascido pode ser um pouco complicada de compreender durante a maternidade.
Para uma rotina bem estabelecida, mais saudável e menos cansativa para os responsáveis, compreender o que é a janela de sono e como ela funciona é fundamental.
A seguir, conheça mais sobre a janela de sono do bebê e o que há de fundamental para aproveitá-la.
O que é janela de sono?
A janela do sono nada mais é do que o período em que o bebê consegue se manter acordado entre duas sonecas.
É o tempo que ele permanece ativo antes de apresentar irritações causadas pelo sono ou cansaço. Durante esse tempo, o bebê recebe todos os estímulos necessários, se alimenta e permanece tranquilo e feliz.
É normal que a janela mude conforme a idade do bebê. Isso porque à medida que ele cresce e se desenvolve, menos tempo de sono ele precisará. Para termos como comparação, pessoas adultas costumam dormir em média 8 horas por dia; já os bebês utilizam, ao menos, 20 horas do dia para dormir.
É claro que esse sono não é seguido, costuma acontecer em horários diferentes e em formato de pequenas ‘’sonecas’’. Normalmente, as 20 horas são divididas em 10 sonecas ao longo do dia.
É por isso que identificar essa janela é de extrema importância para os pais! Com ela, é possível realizar um cronograma do soninho — proporcionando maior qualidade de vida não apenas para o bebê, mas também para os responsáveis que precisam descansar e realizar tarefas pessoais.
Quanto tempo dura a janela do sono?
O período determinado de janela de sono muda conforme as suas semanas de vida.
Durante as primeiras semanas, um bebê dificilmente consegue ficar cerca de uma hora acordado e a janela é utilizada somente para se alimentar.
Após a terceira semana, a janela já muda significativamente. O bebê, nesse estágio, consegue se manter mais acordado e os papais conseguem estabelecer uma rotina de estímulos durante esses momentos.
Para melhor entender o tempo da janela conforme a idade de seu bebê, confira a tabela:
| 0 a 3 semanas de vida | 40 minutos a 1 hora |
| 3 a 6 semanas de vida | 1 h e 15 minutos |
| 6 a 9 semanas de vida | 1 h e 30 minutos |
| 9 a 12 semanas de vida | 1 h e 45 minutos |
| 12 a 16 semanas | 2 horas |
É preciso ressaltar que esse é apenas o tempo médio da janela conforme a idade do bebê. Normalmente, esse tempo pode variar em até 15 minutos para mais ou menos durante os primeiros meses de vida.
Por isso, mesmo que seu bebê não tenha esse tempo de janela exata, não é preciso preocupação — afinal, essa variação de tempo é considerada totalmente normal.
Quantas janelas de sono o bebê tem por dia?
Os bebês apresentam um sono considerado polifásico, ou seja, um sono distribuído em pequenas quantidades durante o dia.
Em média, um bebê de uma semana costuma ter cerca de 8 janelas do sono durante o dia. Agora, quando atinge os 3 meses ou mais, esse número diminui, pois a criança já consegue permanecer acordada por mais tempo.
Para tranquilizar os pais, é importante destacar: não há uma média para definir as janelas por dia, nem um modelo estabelecido que demonstre essas quantidades.
O número de horas pode variar conforme as semanas de vida. Por isso, o ideal é identificar os sinais de sono da criança para estabelecer uma rotina regrada e com janelas para o sono.
Como fazer a janela do sono do bebê?
A primeira coisa a ser feita é identificar os sinais de sono do bebê. Para isso, o ideal é seguir os horários indicados na tabela acima conforme a idade de seu bebê.
Bebês demonstram irritação quando estão com sono. Dessa forma, ao perceber o comportamento, é hora de levá-lo ao quarto para a soneca. Ao adormecer, já será possível identificar a sua janela de sono. Caso ele demore entre 5 a 10 minutos para dormir, isso significa que o seu bebê tem variações totalmente normais.
Para melhor identificar as janelas, é preciso observar o sono da criança por pelo menos 24 horas. Com essas informações coletadas, uma rotina de sono será facilmente estabelecida para a criança, garantindo um melhor desenvolvimento e uma rotina menos estressante.
Uma boa observação é que o sono do bebê tem diferenças conforme o horário diurno e noturno. Durante a tarde, eles podem depender de mais tempo para pegar no sono, diferente do noturno, que vem mais rápido. Leve isso em consideração ao montar a rotina de janela de sono.
Quando o bebê começa a dormir a noite inteira?
A maioria dos bebês conseguem dormir a noite inteira somente aos 6 meses de vida. Porém, a “noite inteira” representa somente 6 horas de sono, diferente das 8 horas dos adultos.
Por ser o momento que o organismo do bebê começa a aprender a não depender de seu sistema digestivo durante a madrugada, o sono completo ocorre apenas a partir dessa idade.
Já os mais novos precisam acordar para se alimentar e dormir em seguida, por conta do esforço físico que foi necessário realizar para sugar o leite.
Algumas dicas podem ajudar no processo do bebê dormir a noite inteira. Tais como:
- Reproduzir ruído branco no quarto, preferencialmente um som da natureza (como chuva, passarinhos…) sem estímulo luminoso.
- Ensinar a diferença de dia e noite por meio da iluminação do quarto;
- Realizar uma massagem relaxante antes de dormir;
- Criar um ambiente confortável para o bebê dentro de seu quartinho;
- Dar mamá antes de dormir;
- Utilizar pijamas confortáveis e conforme o clima;
- Trocar de fralda antes de dormir.
A rotina estabelecida para o bebê ao decorrer do dia também influencia em suas horas de sono durante à noite. Por isso, é sempre bom que ele tenha muitos estímulos ao longo do dia e já tenha uma rotina de dormir bem identificada e estabelecida.
Quanto tempo o bebê dorme por dia?
A média de tempo que o bebê fica dormindo dependerá bastante da sua idade. Recém-nascidos, por exemplo, devem dormir de 14 a 20 horas por dia. O número diminui conforme a idade avança e suas necessidades mudam.
Para melhor entender o tempo de sono de um bebê, confira a tabela a seguir:
| Recém-nascidos | 14 – 20 horas por dia |
| 6 semanas de vida | 15 – 16 horas por dia |
| 4 meses | 9 – 12 horas (inclusão de 2 sonecas) por dia |
| 6 meses | 11 horas (inclusão de 2 sonecas) por dia |
| 9 meses | 11 – 12 horas (inclusão de 2 sonecas) por dia |
Para os bebês prematuros, vale mencionar que oferecer um sono tranquilo e ininterrupto é ainda mais válido. Dormir é algo valioso em qualquer idade do bebê, até porque o cérebro do pequeno se desenvolve durante o sono.
Por isso, quanto melhor for a qualidade do sono, melhor será seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, um bebê que dorme bem em sua rotina de sono bem estabelecida, resulta em papais descansados e alegres.
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.