
Durante a amamentação, é comum ocorrer a preocupação com a nutrição do bebê e a produção suficiente de leite quando o líquido começa a ficar mais escasso na mamãe — especialmente se a criança tem ganhado pouco peso ou trocado menos fraldas que o normal.
Se você tem em casa um bebê agitado mesmo depois de mamar, vem observando seus peitos mais vazios, isso pode significar que a sua produção de leite esteja baixa. E nesse caso, a primeira coisa a fazer é procurar um médico para confirmar o diagnóstico.
Caso o especialista confirme a baixa produção de leite, não se desespere. Isso porque existem muitas formas de incentivar o aumento da produção de leite materno naturalmente, portanto você terá opções.
Para te ajudar, no post de hoje, temos 7 formas de aumentar a produção do leite materno!
Continue a leitura e fique por dentro!
Como saber se o bebê está mamando a quantidade ideal?
O primeiro passo quando você estiver desconfiando de uma produção de leite insuficiente é observar os sinais que podem confirmar ou descartar essa possibilidade.
Para fazer essa análise, existem alguns fatores que podem indicar se o seu bebê está mamando o suficiente ou não. Veja na sequência quais são eles.
O bebê vem ganhando peso?
O ganho de peso constante é o primeiro indicador que confirma se a criança está saudável e bem alimentada. E a melhor forma de confirmar se o ganho de peso da criança corresponde é realizar o acompanhamento com um médico.
Aqui, vale salientar que se o seu bebê é recém-nascido, é comum que ele perca um pouco de peso após o nascimento, voltando a ganhar peso novamente cerca de duas semanas depois.
Com que frequência o bebê mama?
Geralmente, os recém-nascidos mamam de 8 a 11 vezes ao dia. O que significa que você vai amamentar a cada duas ou três horas — frequência que tende a aumentar conforme o crescimento do bebê.
Além de acompanhar a frequência que o seu bebê mama, é importante observar o humor da criança após a mamada. Se ela não parece satisfeita e feliz, pode ser que não tenha se alimentado o suficiente.
Quantas fraldas seu bebê anda sujando por dia?
Além do ganho constante de peso, outro indicativo de que seu filho vem sendo amamentado adequadamente é a quantidade de vezes que ele precisa trocar a fralda ao longo do dia.
Para um recém-nascido, o comum é que cerca de oito a dez fraldas sejam sujas no dia, incluindo três ou quatro evacuações entre os xixis. Observe também a consistência e a cor do coco do bebê e da urina, que deve ter um tom de amarelo-claro.
Como aumentar a produção de leite materno?
De modo geral, as dicas para aumentar a produção de leite materno envolvem atitudes e hábitos que você deve conhecer e adquirir antes de começar a amamentar, confira as principais:
1. Amamentar logo após o parto
Em alguns partos é comum que o bebê saia do útero e vá direto para os seios da mãe, para realizar a primeira pega.
Esse é um movimento muito saudável tanto para a mãe quanto para o bebê. Por esse motivo, os médicos indicam que o bebê seja amamentado ainda dentro da sua primeira hora de vida, logo após seu nascimento.
2. Fazer o uso regular de bombinhas
Assim como a sucção do bebê, a retirada de leite com bombinhas também é um fator estimulante para a produção de leite.
Quanto mais leite você tirar, mais leite o organismo entende que precisa produzir. Por isso, faça esse processo com frequência em ambos os seios.
3. Trocar de seios para amamentar
Equilibrar as mamadas do bebê revezando os peitos é muito importante para que ambos estejam sempre sendo esvaziados, recebendo estímulos para voltar a produzir leite novamente.
Caso seu bebê fique saciado antes da troca, você pode retirar o leite do outro seio com uma bombinha.
4. Conferir se a pega está correta
As primeiras pegas do bebê são as mais importantes para garantir que o processo esteja sendo feito da forma correta.
A partir daí, você deve observar sempre se o bebê está com a boca encaixada corretamente, e se é possível ver ele engolindo o leite.
Se tiver muitas dúvidas, sentir dor ou dificuldade no processo, existem consultorias de amamentação que podem ajudar!
5. Alimentar o bebê em livre demanda
Alimentar seu bebê em livre demanda significa dar de mamar todas as vezes que ele demonstrar fome ao longo do dia. Um hábito muito importante para a saúde da criança e para o estímulo da produção de leite materno.
Por isso, não pule as mamadas diárias ou estabeleça regras rígidas. Apenas observe e atenda às necessidades do seu bebê.
6. Descansar sempre que possível
Como mãe, eu sei que descanso e maternidade são palavras que não costumam caminhar juntas. É bem difícil encontrar tempo para descansar com um bebê recém-nascido.
Porém, não posso deixar de indicar que você descanse sempre que possível. Afinal, estresse, cansaço e ansiedade são fatores que impactam negativamente a amamentação — um momento mágico onde tanto a mãe quanto o bebê devem estar calmos!
7. Alimentar-se bem e beber água
A alimentação e o consumo de água em abundância por parte da mãe são fatores essenciais para a boa produção de leite materno.
Por isso, certifique-se de estabelecer uma alimentação equilibrada e variada para receber e fornecer todos os nutrientes necessários para a nutrição do bebê.
Além disso, é muito importante que você informe seu médico sobre todas as suas limitações, particularidades e remédios que consome. Todos esses são pontos que vão contribuir muito para o bom fluxo e aumento da produção do leite materno.
Espero ter contribuído para uma amamentação mais tranquila e satisfatória para o bebê e para a mamãe!
Para conferir mais dicas sobre cuidados com o bebê e a maternidade ecológica, continue acompanhando os posts no blog!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.