Inspirado no método Montessori da italiana Maria Montessori, o quarto montessoriano é pensado especificamente para facilitar o desenvolvimento do bebê. O quarto de uma criança deve ser o lugar em que ela tenha liberdade para vasculhar, descobrir sobre si e, ao mesmo tempo, se divertir!
A concepção de um quarto para o bebê explorá-lo sozinho e de forma autônoma parece distante da realidade, não é? Mas quando você entender como ele funciona, não vai querer ficar de fora da tendência! Os pais optam por esse estilo porque ele é pensado para ter as “ferramentas” necessárias que o seu filho precisa para se desenvolver sem que você precise ficar 100% do tempo com ele.
Neste post, você vai entender com a Dipano o passo a passo para criar um espaço seguro, acolhedor e estimulante para o desenvolvimento do seu bebê. Confira!
Como montar um quarto Montessori: passo a passo
A criação de um quarto no estilo Montessori exige um planejamento cuidadoso e que foque nas particularidades que atendem às necessidades da criança! Veremos abaixo alguns passos fundamentais para decorar o espaço de maneira correta.
Passo 1: criação de zonas específicas
É interessante criar espaços específicos para cada necessidade do bebê: por exemplo, incluir uma área destinada ao sono, outra para atividades lúdicas e um espaço para os cuidados pessoais, como a troca de fraldas.
Essa organização estratégica facilita o entendimento da criança de que ela possui uma rotina e também favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, como a organização, além de, no futuro, poder ajudar no processo de um desfralde sem estresse.
Passo 2: escolha dos móveis adequados
O passo mais importante é garantir que a altura dos móveis estejam de acordo com a altura da criança. Você não vai gostar se o bebê acabar se machucando ao tentar pegar um objeto que está fora do alcance dele, não é?
Por isso, optar por camas, cômodas, mesas e guarda-roupas mais baixos é essencial para garantir a segurança do bebê, além de contribuir para a autonomia dele.
Passo 3: decoração do ambiente
A distribuição do espaço é muito importante: um quarto montessoriano deve proporcionar liberdade para o bebê se movimentar como quiser. Evite a superlotação do ambiente com móveis e permita que a criança explore o quarto como desejar. Além disso, a iluminação do quarto do bebê deve ser agradável e natural, então, uma lâmpada com luz quente é mais adequada.
Decore o quarto com espelhos na altura dos olhos do bebê. Os espelhos oferecem à criança a chance de investigar sua própria imagem e aprimorar a autopercepção, além de criar um espaço para interações sociais, mesmo que individuais.
Passo 4: escolha dos materiais e brinquedos
O quarto montessoriano deve ser montado com materiais educativos e brinquedos lúdicos! Eles devem, principalmente, estimular a criatividade do bebê. Por exemplo, livros são um ótimo incentivo à leitura, ainda mais se tiverem textura ou emitam sons, pois unem a leitura das imagens com a diversão.

Dicas de segurança para um quarto Montessori
A segurança do bebê deve vir sempre em primeiro lugar! Então, preparamos algumas dicas que irão te ajudar na hora de montar um quarto montessoriano ideal para a sua criança:
Evite móveis com cantos pontudos
Os móveis com cantos arredondados são perfeitos para evitar acidentes indesejados. Coloque proteções de EVA nas bordas caso sejam pontudas para que nenhum acidente indesejado aconteça.
Opte por materiais naturais
Escolha tapetes macios, mas não opte pelos muitos felpudos, uma vez que eles podem causar alergias aos bebês. Considere materiais naturais, como o bambu e a madeira, e evite PVC: eles são mais saudáveis e seguros para ambientes internos em comparação com materiais sintéticos, como os plásticos, já que eles podem liberar substâncias químicas prejudiciais no ar.
Erros comuns ao montar um quarto Montessori
Alguns erros podem passar despercebidos na hora de montar o quarto montessoriano para o seu bebê, como utilizar pregos para fixar quadros. Como esses objetos ficarão ao alcance da criança, opte por fitas dupla face! Além disso, não use quadros com moldura de vidro, prefira os acrílicos.
Cuidado com a hiperestimulação. Brinquedos são importantes, porém não disponibilize muitos de um vez só. É recomendado, no método Montessori, que se faça um rodízio com os brinquedos a cada 15 dias. Dessa maneira, o bebê vai descobrir os brinquedos pouco a pouco a cada dia e não vai enjoar deles com facilidade.
Benefícios de um quarto Montessori para bebês
O maior benefício desse estilo de ambiente é a promoção do encorajamento e aprendizado ativo do bebê. Ao permitir que o bebê tome suas próprias decisões e nós, adultos, respeitemos sua individualidade, o método montessoriano promove a autonomia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais de forma saudável.
Desenvolver essas habilidades em uma idade tão tenra será fundamental para a vida do bebê quando ele se tornar um adulto e tiver que viver em sociedade. O quarto montessoriano vai além da ideia de decoração, se trata de uma metodologia educacional que valoriza a personalidade e a individualidade do bebê e favorece seu desenvolvimento.
Quando é estabelecido um espaço que seja tanto acolhedor quanto estimulante, os pais têm a oportunidade de oferecer ao bebê um ambiente ideal para sua trajetória de aprendizado e desenvolvimento.
E então, o que achou do nosso guia? Esperamos que esse texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre o quarto montessoriano para bebês! Agora que você já sabe como montar um quarto Montessori ideal, que tal conferir 10 dicas para a chegada de um bebê no blog da Dipano?
Um abraço e até a próxima!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.