Que as fraldas ecológicas são funcionais, sustentáveis, econômicas e seguras, nós já sabemos! Mas, hoje, viemos falar sobre o item responsável por garantir parte dessa funcionalidade: os absorventes da fralda ecológica!
As fraldas de pano desenvolvidas pela Dipano funcionam com os absorventes separados, garantindo máxima absorção de líquidos e ampla adaptabilidade. Com eles, é possível estruturar as fraldas conforme o fluxo do seu bebê, evitando qualquer tipo de imprevisto.
Porém, diante de uma enorme variedade em tipos e materiais, é natural surgir a dúvida: qual melhor absorvente para fralda de pano?
Estamos aqui para responder e te mostrar quais são os melhores modelos para o seu enxoval.
Vamos começar?
Entenda tudo sobre os absorventes para fralda ecológicas
Antes de falarmos sobre qual é o melhor tipo de absorvente, precisamos entender a importância que eles dispõem para os papais que escolheram adquirir fraldas ecológicas.
Basicamente, esses absorventes são peças feitas em tecidos costuradas em camadas para absorver o xixi e armazenar o cocô por um tempinho. Da mesma forma que as fraldas de pano são reutilizáveis, os absorventes também podem ser lavados em máquinas, suportando centenas de lavagens, sem perder a qualidade.
Para utilizá-los também é super simples: essas fraldas são todas desenvolvidas com um bolso na parte interior para adicionar os absorventes.
O melhor é que é possível criar a proteção de acordo com as necessidades do seu bebê. As fraldas da Dipano já vem com 2 absorventes pois sabemos que, enquanto pequetito, basta um absorvente, mas, conforme o bebê cresce, aumenta o fluxo de eliminação e pode ser necessário usar os 2 absorventes ao mesmo tempo.
Também quando queremos que a fralda aguente mais tempo, como em saídas de casa, pode-se precisar colocar os 2 absorventetes.
Como as nossas fraldas são de tamanho único e vestem até o desfralde, é necessário essa quantidade de absorventes por capa.
Qual é o melhor absorvente para fralda ecológica?
Os melhores absorventes para fraldas de pano são as opções que permitem a construção de barreiras. Afinal, podem ser utilizadas tanto para fluxo leve quanto intenso, basta adicionar a quantidade desejada.
Vale mencionar que essa funcionalidade também pode ser a responsável por ajudar na economia na hora de montar o enxoval, além de ser mais sustentável — que é um dos nossos principais objetivos, não é mesmo?
No entanto, a escolha do modelo é individual, os responsáveis terão que avaliar as necessidades do seu bebê.
Porém, para ajudá-los, listamos os principais absorventes da Dipano e uma breve explicação de cada um deles para que você escolha o seu tipo ideal.
Absorventes em microfibra
Os absorventes de microfibra são os mais populares, pois acompanham o crescimento do bebê!
Com uma textura atoalhada super macia, a peça foi desenvolvida com 3 camadas de microfibra ultra absorvente. Ou seja, essas confecções são modelos que oferecem bastante capacidade de absorção.
Absorventes em fleece
Os absorventes em fleece são peças utilizadas em cima do bolso da fralda, garantindo maior facilidade na hora da troca. A praticidade é uma das principais vantagens deste absorvente, afinal, ele não permite que os resíduos cheguem até a capa, garantindo um reaproveitamento da mesma.
Na parte interna, são 3 camadas de microfibra, encapadas com o mesmo tecido do forro das capas, garantindo toque seco, suave e super confortável.
São opções ideais para bebês que já não fazem cocô por reflexo, a cada mamada, onde o cocô pode acabar se espalhando, inclusive pela capa da fralda, impedindo o reuso dela.
Absorventes de bambu
Já os absorventes de bambu também são desenvolvidos com parte interna em microfibra, porém, com um diferencial: são encapados com moletons feitos com 50% de bambu e 50% de algodão. Essa opção possui 5 camadas de absorção, segurando uma quantidade maior de xixi. O bambu especialmente tem a qualidade de ser bem fresquinho!
Também podem ser utilizados dentro do bolso e em cima das capas. É uma ótima opção para auxiliar o desfralde devido ao toque molhado.
Desta forma, o bebê percebe melhor suas eliminações, podendo ficar incomodado com a sensação de molhado e avisando quando faz xixi ou cocô.
Absorventes em melton
Por fim, os absorventes desenvolvidos em 80% algodão e 20% poliéster com 4 camadas de melton exclusivo.
O modelo proporciona absorção e versatilidade ainda maior, pois também pode ficar em contato com a pele do bebê. Por ser uma fibra natural, molhado dá a sensação de molhado, mas, enquanto seu bebê for pequenininho, use o absorvente dentro do bolso, para conforto do seu filhote, principalmente em dias frios.
Todos os absorventes têm a textura macia e suave. Além dessas opções, temos também, absorventes de microfibra de duas camadas, que chamamos de “reforço”. Além de serem menos volumosos, tem a secagem mais rápida.
Qual o melhor tecido para absorvente de pano?
O tecido mais potente na absorção é a microfibra e é por isso mesmo que não deve ficar em contato com a pele do bebê, pois pode retirar a umidade natural da pele. Sempre que usar a microfibra, use-a dentro do bolso da capa.
Quanto tempo dura o absorvente da fralda ecológica?
Quando feitos com materiais de alta qualidade, os absorventes para fralda ecológicas podem ser reutilizados centenas de vezes.
As opções Dipano são confeccionadas para durarem por muitos anos e permitem a sua higienização na máquina de lavar! Com certeza é um investimento que acompanhará o seu bebê do nascimento até o desfralde. E você pode usar mais de um absorvente e ir customizando de acordo com o fluxo de eliminações do seu bebê.
Conseguiu decidir qual é o tipo de absorvente ideal para o seu enxoval? Com tantas opções, nós sugerimos aquilo que costuma ser o mais eficiente para a maioria das pessoas.
Pensando em organizar seu chá de fralda? A Dipano facilita! Cadastre-se, escolha seus produtos favoritos e convide seus amigos!
Nos vemos por lá!
Visite nossa loja!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.
