O vínculo entre a mãe e o bebê é algo muito forte e bastante visível para a sociedade. Isso porque essa é uma conexão natural que acontece desde a gestação. Para o homem, o processo é mais emocional, ele precisa querer construir uma relação com o pequeno.
É importante destacar que o pai tem significado tão importante quanto a mãe no desenvolvimento do filho. Cada um tem sua forma de agir e de se comunicar que contribuem de forma complementar para o emocional e para o psicológico. Enquanto a relação materna torna a criança o centro das atenções, a relação paterna a ajuda a descobrir o mundo!
Hoje falaremos um pouco mais sobre a importância do pai no desenvolvimento dos filhos e como essa relação pode ser cultivada desde os primeiros dias de vida, então, continue a leitura!
Qual é o papel do pai na vida do filho?
Se formos analisar um contexto histórico, o papel do pai em uma família já passou por diversas transformações. Isso está ligado às mudanças sociais, econômicas e culturais que vêm ocorrendo nas últimas décadas.
Até o fim do século XIX, o papel do homem na família era ligado à função de provedor e orientador moral. Passava muito tempo fora de casa, tinha posição autoritária e pouco demonstrava afeto aos filhos, ficando como um papel secundário, atrás das mães.
Com as mulheres indo para o mercado de trabalho, as mães começaram também a sair de casa para buscar o sustento e, naturalmente, o homem passou a compartilhar os cuidados com os filhos, mostrando uma nova realidade.
Hoje temos uma presença mais marcante do pai na família. É ele quem dá o primeiro passo para a socialização, que vai mostrar ao filho que o mundo vai além da sua relação com a mãe. Sua autoridade é usada para dar segurança e suporte para sua independência.
Qual a importância do pai no desenvolvimento do filho?
Estudos mostram que o envolvimento dos pais durante a vida escolar faz com que seus filhos tenham um melhor desempenho e menores taxas de se envolverem com coisas ilegais.
Segundo uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia, homens que relataram ter uma boa relação com seus pais durante a infância mostraram-se menos impulsivos quando em situações estressantes em comparação com os que não tinham bem representado o lado paterno.
Esses dados nos mostram que a relação positiva com o pai com o passar do tempo vai se tornando igualmente importante à materna e influencia positivamente o seu crescimento emocional, refletindo na sua vida adulta.
O pai também significa a presença de uma identificação masculina para uma criança, importante tanto para os meninos quanto para as meninas no desenvolvimento normal da personalidade.
Se por um motivo maior o pai biológico não puder ocupar esse lugar, é muito importante buscar outra figura masculina como um tio, avô ou padrasto.
Dicas para os pais criarem uma relação mais próxima com seu filho
Há diversas maneiras de o pai participar da vida do filho e isso pode acontecer antes mesmo de ele nascer. Veja algumas dicas:
1. Acompanhe a gestação bem de perto
O acompanhamento em consultas pré-natais e ultrassons, o suporte e o acolhimento da ansiedade da mãe são algumas formas de participar do período da gestação.
Você pode conversar com seu filho bem pertinho da barriga da mamãe. Alguns estudos mostram que entre a 20ª e 24ª semana de gestação, o feto já pode ouvir. Assim, seu filho vai se familiarizando com a sua voz.
Estimule também sua parceira a conversar sobre os primeiros chutinhos do bebê e as sensações diferentes que ela sente durante cada período.
2. Compartilhe os cuidados
A partir do nascimento, você já pode dividir as tarefas de cuidados com a mãe, como trocar as fraldas, vestir a roupa, dar banho e colocar para dormir. Na hora da amamentação, pode dar suporte à mãe levando água ou algum lanchinho.
Esses momentos são muito importantes e farão seu filho se sentir seguro e protegido com a sua presença.
3. Participe da rotina da criança
Com a rotina corrida de trabalho, sabemos que nem sempre conseguimos ficar tão perto dos nossos filhos o quanto gostaríamos, mas tente deixar os momentos de presença marcantes e mostre interesse pela sua rotina.
Converse sobre a escola, sobre as brincadeiras que ele gosta, brinque e ouça o que ele tem para dizer. É importante também ficar próximo dos professores, pediatras e outros responsáveis que cuidam do seu filho para ficar por dentro de como está seu desenvolvimento.
Confira as melhores músicas para cantar para o bebê e se divirta com esse momento!
4. Dê sempre muito amor e carinho
As crianças sentem quando são amadas e quando são cuidadas com carinho. Não tenha medo ou vergonha de demonstrar afeto ao seu filho.
Beije, abrace, diga palavras bonitas e, quando puder, até pule na cama com ele. São esses pequenos gestos que ficarão marcados para sempre na sua infância.
E você já tinha parado para pensar sobre a importância do pai no desenvolvimento dos filhos? Veja também como saber se o bebê está com fome.
Aqui no blog da Dipano, você encontra diversos assuntos relacionados à maternidade, paternidade, cuidados e desenvolvimento infantil, continue nos acompanhando!
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.
