Pais que optaram por usar fraldas de pano, podem ter dificuldades em encontrar uma creche ou berçário que aceite o uso por pura falta de informação, mas não esqueça que sendo creche pública ou privada, é seu direito usar fraldas de pano, porém sabemos que nem todo mundo conhece as fraldas modernas e isso pode causar confusão e desconforto na hora de escolher onde seu filho vai ficar.
Compilamos aqui algumas dicas de mães que introduziram as Fraldas Dipano em creches e berçários para dar uma ajudinha nessa hora.
1- Leve 1 fralda para mostrar e demonstrar como se usa.
2- Mostre como você vai mandar as fraldas todos os dias.
3- Leve também um saquinho para fraldas molhadas para mostrar como você vai pegar as fraldas sujas no final no dia.
No dia a dia da creche, o ideal é facilitar o máximo para os cuidadores, mandando as fraldas já com os absorventes dentro do bolso da fralda, e se possível, com uma folhinha de Bioliner esticada em cima do bolso para facilitar a troca de cocô.
Acreditamos que a creche/berçário deve ser a continuidade da forma como você cuida do seu bebê, por isso é importante que a sua escolha seja respeitada e venha de encontro com o seus valores e conceitos.
Desejamos que esta passagem seja um período tranquilo para a mamãe e bebê <3
Cris Duarte é mãe, psicóloga e uma das responsáveis pela popularização das fraldas de pano no Brasil. Formada em Psicologia, desde 1984, trabalhou em pré-escolas e no Agapanto (Grupo Especializado em Educação), com desenvolvimento de crianças e adolescentes e orientação de pais e educadores. Desde que decidiu ser mãe, tinha a certeza de que não usaria fraldas descartáveis, principalmente pelas questões ecológicas e conforto do bebê. Naquela ocasião, por volta de 2003/ 2004, nem se falava em fraldas de pano modernas, e o que ela pensava era usar aquelas antigas mesmo, com calça plástica. Em 2007, ela e sua irmã Mônica, descobriram as fraldas ecológicas – versão muito mais prática e durável do que as antigas – e juntas, resolveram pesquisar e empreender.
Um fato curioso é que Cris esperou sua filha durante 6 anos e 10 meses, que chegou por adoção, bem quando a Dipano ainda era um bebê, em 2010. Hoje, Cris Duarte também é autora do blog Dipano, e aqui compartilha artigos exclusivos que ajudam pais e mães de todo o Brasil a terem uma vida muito mais fácil e ecológica.
