Logo Blog Dipano

Lenço umedecido ou lenço biodegradável: qual escolher?

imagem de lenços biodegradáveis
Lenço umedecido ou lenço biodegradável: qual escolher?

Com a correria da rotina, é comum que as mães utilizem lenços umedecidos em alta frequência para limpar os bebês — especialmente na hora de sair de casa com as crianças.

Mas você já parou para pensar no que faz parte da composição dessas folhas úmidas? Pois bem, pode ser que você nunca tenha se perguntado. A princípio, eles parecem, de fato, inofensivos. Porém, ao olhar para a composição do acessório, verá substâncias químicas nas folhas de lenços umedecidos.

A situação ocasionou discussões sobre o que é melhor: optar por lenços umedecidos comuns ou algodão para limpar o bebê. Entre as duas opções, sem dúvidas a opção mais saudável é o algodão. Porém, o formato deles não favorece muito o uso, tampouco o torna prático. Assim, uma solução ecológica, saudável e acessível são os lenços umedecidos biodegradáveis.

Lenço umedecido X Lenço biodegradável

Trazendo à tona um dos assuntos complexos e necessários da maternidade, o objetivo do post de hoje é abrir os olhos das mães a respeito do lenço umedecido, um item de higiene que faz parte de todo enxoval de bebê, e está sempre presente na rotina de cuidados com a criança.

Em um raciocínio rápido, considerando que lenços umedecidos são um tipo de tecido úmido armazenado em local fechado, logo você pode deduzir que são necessários diversos produtos químicos para garantir a integridade das folhas. De fato, são os grandes vilões por trás do uso dos lenços umedecidos tradicionais.

A verdade é que é muito menos nocivo à saúde da pele que ela seja limpa com água e sabão. Mas essa não é uma opção muito prática. E convenhamos… ao sair de casa você precisará de um lenço umedecido, mas há outra saída: os biodegradáveis!

lenços biodegradáveis

Como substituir o lenço umedecido tradicional?

Uma recente alternativa para a substituição dos lenços umedecidos tradicionais são os lenços umedecidos biodegradáveis. Isso porque eles são elaborados sem a adição de perfumes e químicos — substâncias que podem colocar risco à saúde do bebê, além de permitirem ações relacionadas à maternidade ecológica.

Práticos, compactos e macios, os lenços são 100% biodegradáveis. Vendidos em pequenas pastilhas circulares, eles podem ser comprados em refil e transportados em tubinhos menores que comportam até 10 lencinhos.

Como usar os lenços biodegradáveis?

Para usar os lenços biodegradáveis é muito simples. Tudo que você vai precisar é de água para umedecê-los. Resumindo a praticidade do acessório, pegue uma pastilha, umedeça, desenrole até ela ganhar a dimensão de um lenço e use!

pessoa molhando um lenço biodegradável

pessoa desenrolando um lenço biodegradável

pessoa passando um lenço biodegradável no bebê

Muito prático, não é? Saiba que o uso dos lenços não se limita à limpeza e higienização do bumbum dos bebês. Eles também podem ser usados para limpar a pele sensível das crianças dos pés à cabeça.

Além disso, também são excelentes para remoção de maquiagem, higienização dos seios durante a amamentação, entre diversas outras utilidades.

Inclusive, quando a pele do bebê estiver irritada, você pode umedecer os lencinhos com chá de camomila — um ótimo calmante e anti-inflamatório natural — e usar para fazer a higiene da área sensibilizada.

O que faz dos lenços umedecidos uma má opção?

Parte do que tem nos lenços umedecidos é água, cerca de 50% da composição.

Porém, na outra metade, estão presentes químicos que não trazem benefício algum à saúde dos bebês. Muito pelo contrário, as substâncias podem causar alergias ou até mesmo intensificar o surgimento de assaduras e irritações na pele.

pote de lenço umedecido

Por que os lenços umedecidos possuem substâncias químicas?

Os compostos não estão ali à toa, eles podem ajudar a impedir a proliferação de fungos e bactérias no lenço, evitar ferrugem, possuem ação detergente (aquela espuminha dos lenços) e garantir a adição de fragrâncias e perfume ao acessório.

Isto é, nada impossível de ser feito apenas com água, não é mesmo? A pele do bebê agradece por não ser tocada com elementos químicos.

Razões para substituir os lenços umedecidos

Além de todos os componentes químicos mencionados, riscos de alergia e surgimento recorrente de assaduras, certamente, você conhece alguém que usa lenços umedecidos no bebê. Ou, então, “eu mesma sempre usei lenços umedecidos no meu bebê e não notei nada ruim acontecendo”.

Mas aí entra o questionamento: por que expor o bebê a riscos desnecessários? Além de ser mais saudável para a pele das crianças, os lenços umedecidos biodegradáveis são uma opção ainda mais acessível que os tradicionais!

Se você busca soluções ecológicas, vale à pena substituir o uso frequente dos lenços umedecidos tradicionais pelos biodegradáveis!

Gostou do conteúdo? Espero ter contribuído levando informação, conscientização e alternativas ecológicas para você e sua família.

Compartilhe essa dica com quem poder se interessar e aproveite para conhecer as fraldas ecológicas e como elas funcionam, outra alternativa econômica que favorece a saúde da pele do seu bebê!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Dipano

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading