Como lavar fralda ecológica: veja o passo a passo!

Umas das maiores vantagens de comprar fraldas ecológicas é por serem reutilizáveis, ou seja, basta lavá-las que ficam novinhas para reuso. No entanto, esse processo de lavagem requer alguns cuidados específicos. Para isso, não se preocupe, tudo isso é muito simples e prático.

Afinal, a gente sabe que para os pais que acabaram de conhecer as fraldas de pano, podem surgir as seguintes dúvidas: como lavar uma fralda ecológica? É possível secá-la ao sol? Como tirar manchas?

Saiba as respostas para essas questões e muito mais sobre o processo de limpeza e higienização correta destes itens ecológicos, que estão presentes no dia a dia da família com a equipe Dipano. Vamos começar?

Como lavar fralda ecológica: guia completo!

A criação do enxoval do bebê é uma preocupação para as mamães de primeira viagem, principalmente quando falamos sobre fraldas. Esses são alguns dos itens mais utilizados pelos pequenos e, consequentemente, são os que mais geram custos aos pais. Mas se você está aqui, já escolheu apostar na economia e sustentabilidade das fraldas de pano.

Cuidados antes de usar as fraldas de pano

Minhas fraldas de pano chegaram, já posso começar a utilizá-las? A resposta para essa pergunta é: não!

Assim que você tiver em mãos suas fraldas de pano, é indispensável retirar a goma dos tecidos e todos os resíduos de fabricação. Para isso, indicamos fazer essa lavagem uma ou duas vezes antes de começar a usar. O recomendado é com água fria e sem nenhum tipo de sabão. Vale ressaltar que não é necessário esperar as peças secarem entre uma lavagem e outra!

Como armazenar as fraldas ecológicas sujas?

Agora para a mamãe que já começou a usar a fralda ecológica no bebê, temos a resposta para a dúvida de como armazenar os itens após o uso.

Para armazená-las, é muito simples:

  • Fraldas com apenas xixi: caso a fralda esteja com apenas xixi, basta retirar o absorvente de dentro do bolso da capa e armazená-los em sacos impermeáveis com um tempo médio de 4 dias;
  • Fraldas com cocô: se a fralda estiver com cocô, ele deve ser despejado no vaso sanitário e em seguida armazene as fraldas em local fechado. Pode ser o saco de lavanderia ou uma lixeirinha com tampa, para proteger de insetos e conter a umidade e mau cheiro. Não há necessidade de passar as peças por água. Aliás, é bom deixar com xixi, pois a amônia afasta o mofo.

Se o cocô for de leite materno exclusivo, não há o que descartar. Agora, se o seu bebê tem o cocô mais pastoso, retire o excesso com uma espátula improvisada (uma tampinha de plástico, um cartão sem uso podem resolver facilmente) e em seguida reserve a fralda até o dia da lavagem.

Como lavar fralda ecológica?

Quando o assunto é higienizar um produto ecológico, saiba que existem simples passos para fazer a limpeza completa e usar as fraldas de pano. Entenda os cuidados básicos para deixar as fraldas limpinhas e aumentar a durabilidade:

Primeiro passo: descarte os resíduos!

Ao trocar o bebê, caso existam resíduos sólidos, descarte-os no vaso sanitário, e agora sim, insira a fralda no saco impermeável até o dia de lavagem. Já para as fraldas com xixi, basta remover o absorvente e adicioná-lo em um cesto ou saco impermeável. Nada de deixar as fraldas ou os absorventes de fralda ecológica de molho na água, viu? Pois essa ação, ao invés de ajudar a remover a sujeira, impregna-a.

Segundo passo: remova os absorventes do bolso

Agora que não há mais resíduos, é possível retirar os absorventes do bolso das fraldas e adicionar ambos em cestos ou nos sacos impermeáveis – que conseguem armazenar fraldas molhadas por pelo menos 4 dias, ou um pouco mais, sem deixar vazar umidade e odores.

Terceiro passo: leve as fraldas para a máquina

De imediato, é necessário fazer a pré-lavagem. Coloque capas e absorventes na máquina e faça um ciclo curto de pré-lavagem, sem usar sabão.

Após esse passo, coloque uma colher de sopa de sabão para uma máquina de 10kg cheia – se for lavar menos roupas, use menos sabão – e faça um ciclo longo, com pelo menos dois enxágues.

Nas máquinas de abertura frontal – que economizam água –, recomendamos encharcar os absorventes antes de colocá-los na máquina, para que o eletrodoméstico solte mais água e a lavagem seja mais eficiente.

Já nas máquinas de abertura superior, deixe sempre uma sobra de água, em torno de um palmo de água a mais.

Qual ciclo de máquina utilizar?

Escolha o ciclo de lavagem mais longo da máquina, desta forma, você garante que as fraldas ecológicas sejam limpas — sem resíduos de sabão. E nada de sabões com amaciante na fórmula, tudo bem? Eles prejudicam a absorção das fraldas e o cheirinho de amaciante pode mascarar algum problema na lavagem.

Posso estender as fraldas no sol ou na sombra?

Sim, pode e deve! É possível estender a parte branca da fralda ecológica voltado para o sol ou próximo a uma janela iluminada, para que o sol faça a sua parte, oxidando as manchinhas e deixando tudo branquinho novamente.

É necessário passar as fraldas ecológicas?

Não passe o ferro nas fraldas ecológicas, absorventes ou capas. Estes itens são desenvolvidos com o máximo carinho e tecnologia, para manter a absorção do xixi e cocô, além de não agredir a pele dos pequeninos. Além disso, o ferro de passar não mata germes e bactérias, como se acreditava antigamente. Para isso é necessário uma autoclave, como nas roupas hospitalares e você não precisa esterilizar as fraldas do seu bebê.

Cuidados especiais para lavar as fraldas ecológicas!

Algumas atitudes precisam estar de fora das lavagens das fraldas ecológicas. Para ajudar os papais e mamães atentos na manutenção destes produtos, nós da Dipano organizamos uma lista de como não lavar as fraldas. Veja na sequência:

  • Não deixe as fraldas ecológicas de molho;
  • Não utilize amaciantes;
  • Nada de passar as fraldas ecológicas;
  • Se for utilizar secadoras, use apenas nos absorventes. As capas não podem ser expostas a temperaturas acima de 30°.

Você é mamãe ou papai de um bebê que já passou por prisão de ventre? Se sim, a Dipano ensina as melhores maneiras para driblar o ressecamento e prisão de ventre infantil. Veja as considerações da Doutora Tatiana Magri sobre o assunto!

Gostou de entender mais como lavar fraldas ecológicas? Então, siga acompanhando os conteúdos que a Dipano prepara especialmente para você aqui no blog. Entre os assuntos que trazemos aqui, estão:

  • Temas sobre o universo das fraldas ecológicas;
  • Conteúdos sobre o desenvolvimento do bebê;
  • Dicas para mamães de primeira viagem;
  • Curiosidades sobre o universo infantil;
  • E muito mais.

Tudo isso preparado com muito carinho para você ter sempre um apoio e, é claro, conteúdos ricos para te acompanhar em uma das melhores fases do bebê. Caso você tenha alguma dica de conteúdo que ainda não viu por aqui, mas está na expectativa para conhecer mais, deixe um comentário aqui embaixo ou entre em contato conosco nas nossas redes sociais. Será um prazer conversar com você!

Em caso de dúvidas sobre nossos produtos, também estamos disponíveis para te ajudar no nosso canal do Youtube, com vídeos super completos, trazendo todos os detalhes do que você encontra no nosso site!

%d blogueiros gostam disto: