Guia: Como vestir o bebê corretamente de acordo com o clima

Uma das maiores dúvidas e cuidados que as mamães e papais mais têm, é com a forma de vestir os bebezinhos, afinal os pequenos ainda não desenvolveram um controle de temperatura como nós adultos e por isso é sempre bom ter uma atenção especial na hora de colocar as roupinhas nos bebês.

Pensando nisso, nós da Dipano preparamos esse guia completo para ajudar todos os papais de plantão a saber como vestir o bebê de acordo com o clima, vamos conferir?

Tudo o que você precisa saber sobre como vestir o bebe

Como a gente já mencionou ali em cima, é sempre importante lembrar que os bebezinhos tem mais dificuldade de manter a temperatura corporal deles e por isso precisamos ter bastante cuidado e atenção na hora de escolher as roupinhas do dia.

A primeira dica que vamos passar para os papais é sempre conferir a previsão do tempo do dia, porque dessa forma a gente consegue levar em conta as variações de temperatura possível na hora de fazer a mala do bebê, conseguindo ajudar e proteger nossos pequenos da melhor forma. Você também pode conferir nosso conteúdo sobre o desenvolvimento do bebê mês a mês, aqui!

Outro jeito de conseguir se basear é sempre tentar deixar o bebê com pelo menos uma peça a mais do que os adultos! Agora que já explicamos essa estratégia importante, vamos falar de como escolher cada roupinha para cada temperatura e aprender a como vestir o bebê de acordo com o clima, vamos nessa?

O que vestir no bebê no verão e dias quentes?

No Brasil é muito comum fazer aquele calor boa parte do ano, e mesmo assim as vezes ficamos com duvidas de como vestir os pequenos, já que eles tem o corpinho e pele bem mais sensível do que a nossa. E está corretíssimo, por isso, siga a seguinte listinha para se guiar e organizar como vestir o bebê de acordo com o clima mais quente:

  • De 26ºC para mais quente: coloque um body ou camiseta de manga curta no bebê;
  • De 24º à 25ºC coloque um body de manga curta e um shorts;
  • De 22º à 23ºC já pode colocar um body comprido e calça cumprida;

É importante lembrar de sempre conferir se o neném não está ficando com calor ou frio, está bem? Dessa forma você pode tirar ou colocar as peças para deixar o pequeno mais confortável e seguro.

Caso perceba que o bebê está com frio, tente colocar uma meia bem quentinha e um boné, porque dessa forma você cobre as extremidades do pequeno e evita que ele perca ainda mais temperatura. Se mesmo assim o pequeno estiver com frio, coloque uma blusa.

Como saber se o bebê esta com calor?

As vezes pode parecer complicado para os papais e mamães saber se o bebê está com calor, já que eles ainda não aprenderam a se expressar com palavras. Mesmo assim, tem alguns indícios que você pode ver para saber se o pequeno está com calor:

  • Testa e nuca molhadas (suadas);
  • Vermelhidão pelo rosto;
  • Bebê muito inquieto e incomodado;
  • Colocar a mão na barriga ou nas costas do neném e ver se está muito quente.

Confira também: guia da introdução alimentar aos bebês

Como saber se o bebê está com frio?

Agora, quando estiver em dúvida se o seu filho pequeno está com frio ou se ele precisa de uma peça a mais para se esquentar, pode ser feito de um jeito simples. Apenas coloque a sua mão diretamente na barriga, no peito ou nas costas do bebê para conferir a temperatura e ver se ele está gelado.

É importante lembrar os papais que conferir a temperatura pelas mãos, pés ou cabeça não é recomendado, porque essas extremidades são sempre mais geladas, já que são os pontos de maior perda de calor.

Com quantos meses o bebê pode ficar só de fralda?

Outra dúvida muito frequente é quanto a deixar o neném apenas de fralda, especialmente porque aqui no Brasil o calor costuma ser muito intenso e durar praticamente o ano todo. A recomendação é que os bebês comecem a ficar apenas de fralda somente a partir dos seis meses, sempre tomando cuidado e evitando exposição ao sol, já que a pele dos pequenos é muito sensível!

Confira também nosso conteúdo sobre o que são fraldas ecológicas, vale a pena?

Qual a melhor roupa para o bebê dormir no calor?

E antes de passarmos pelos climas mais frios, vamos falar sobre as roupinhas de dormir. É preciso tomar um cuidado a mais porque os bebês, e inclusive os adultos, costumam perder muito mais temperatura quando estão dormindo e por isso é muito importante os papais tomarem certos cuidados e sempre colocar uma meia nos pezinhos.

De forma geral, conferir a previsão do tempo para a noite é essencial para tomar essa decisão, mas no final das contas, sempre dê preferencia para os tecidos de algodão, que deixam a pele dos bebês respirar mais e, por fim, passe nas dobrinhas dos pequenos mais gorduchos um hidratante ou óleo natural e neutro para bebês.

Confira também como tratar e prevenir assaduras nos bebês

Como vestir o bebê no frio?

Agora que os papais e mamães já sabem como vestir o bebê de acordo com o clima quente, vamos falar dos dias mais gelados. É importante lembrar que de 23º para baixo já é muito importante deixar o bebê com uma meia e evitar perda de temperatura, combinado? Outro detalhe essencial é que no frio você precisa aquecer o bebê em camadas, justamente para facilitar a retirada ou a adição de uma peça com muito mais facilidade! Vamos para a listinha então:

  • De 20º à 21ºC coloque um body curto com macacão comprido;
  • De 18º à 19ºC mude para um body comprido e um macacão longo;
  • De 16º à 17ºC vista o bebê com um body comprido, calça cumprida, macacão mais grosso

Confira também: sangue nas fezes do bebê, o que fazer?

Qual a melhor roupa para o bebê dormir no frio?

Quando falamos de preparar o bebê para dormir no frio, ainda precisamos lembrar de alguns detalhes e cuidados, por exemplo, como os pezinhos precisam estar sempre cobertos, só que é muito comum os pequenos se mexerem e acabar perdendo essa peça. Então nesses casos, tente dar preferência a um macacão com os pés e mãos fechadinhos.

Além disso, estude sempre a previsão do tempo da noite e coloque apenas uma peça a mais do que o recomendado acima, de preferencia uma não tão grossa. E atenção: nunca coloque mantas, cobertas ou outros itens no berço do bebezinho, porque corre o risco do pequeno se mexer e acabar se sufocando com a cobertinha, por exemplo! Sempre trabalhe com camadas de roupas!

Confira também nosso guia de quantas fraldas o bebe usa, descartável e ecológica.

O bebê precisa ficar sempre de meia?

De forma geral, sim. É o recomendado. Mesmo assim, é importante lembrar que o calor em nosso pais é bem intenso, por isso é sempre bom dar uma balanceada, ou seja, se o seu bebê for recém-nascido, é bom deixar sempre com uma meia, agora se ele é maiorzinho, é mais tranquilo deixar o bebê sem meia nos dias de calor muito severo. Vamos lembrar que bebês conhecem o mundo através dos sentidos e quando pequenininhos, o tato é fundamental para eles. Então evite colocar sapatos e luvinhas em dias em que a temperatura não exige, ok?

E então, o que achou de nosso guia sobre como vestir o bebê de acordo com o clima? Esperamos ter te ajudado a cuidar do seu bebê da melhor forma, o mantendo quentinho e seguro. Aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre SOS cólica do bebê, como aliviar e quais são as causas? Até a próxima!

%d blogueiros gostam disto: