10 brincadeiras para fazer no chá revelação: confira!

Sendo uma novidade um pouco mais recente e com uma dinâmica diferente do chá de bebê, o chá revelação é uma tradição que vem conquistando muitas famílias ao redor do Brasil. Por se tratar de um evento relativamente novo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre sua condução. É pensando nisso que preparamos o artigo de hoje!

Uma informação que todos sabem é que durante um chá revelação, o ponto alto é a revelação do sexo do bebê. Para compartilhar com seus convidados e familiares essa descoberta, existem diversas brincadeiras, como fazer o recheio do bolo com as cores que você escolheu para representar cada sexo, uma caixa com balões surpresa, confetes dentro de um balão, ou ainda sinalizadores de fumaça.

Além destas, existem muitas brincadeiras divertidas que podem ser feitas antes da revelação para animar e envolver todos ali presentes. Para isso, nós da Dipano separamos 10 opções para fazer antes do grande momento! Confira a seguir:

10 ideias de brincadeiras para chá revelação

Para estimular a curiosidade dos participantes e garantir boas risadas durante o evento, é muito divertido fazer pequenas competições e separar os convidados por times conforme os seus palpites sobre o sexo do bebê.

Para isso, prepare uma lousa ou um cartaz central, risque uma linha no meio, e escreva time “É Menina” de um lado e time “É Menino” do outro. Assim, a pontuação das brincadeiras pode ser marcada na lousa formando um placar. Agora vamos às brincadeiras!

1. De que time eu sou?

Dando sequência à competição de times e o placar, é muito bacana que logo na entrada, ao declarar seu time, cada convidado receba um botom ou outro item identificador, que simboliza o time do palpite “menina” e “menino”.

Na hora de escolher os marcadores, não precisa se limitar às fitas e botoms, deixe a criatividade bater asas! Para isso podem ser distribuídas gravatas, laços, broches, arquinhos, chapéus, adesivos entre outros itens.

2. Brincadeira do garfo e da colher

Bastante conhecida, a brincadeira do garfo e da colher é feita para tentar descobrir o sexo do bebê. Para ela você vai precisar de 1 colher, 1 garfo e 2 almofadas, e cada talher representa a gravidez de um dos sexos. Sendo a colher a gravidez de de menina, e garfo a de menino.

Com a gestante virada de costas para que não veja, os ajudantes devem esconder o garfo e a colher embaixo das almofadas. Depois disso, a mamãe volta a olhar e escolhe uma almofada para sentar. Se sentar naquela que tinha um garfo, ponto para o time menino, e na que escondia uma colher, ponto para quem chutou menina!

3. Quem conhece a mamãe melhor?

Essa brincadeira consiste em um quiz de perguntas sobre a mamãe. Para isso, antes do dia do evento devem ser separadas perguntas sobre a futura mamãe com sua própria ajuda. Podem ser curiosidades que muitos sabem, fatos da infância, datas, ou fatos atuais.

Veja alguns exemplos:

  • que dia, mês e ano ela nasceu?
  • qual o nome da primeira escola que frequentou?
  • como/onde os futuros papais se conheceram?
  • nome do primeiro bichinho de estimação?

No dia do evento, direcione as perguntas aos convidados e quem acertar primeiro marca um ponto para o time correspondente, ou um ponto individual caso não seja feita a competição de times – isso vale para todas as brincadeiras.

4. Quem acerta o tamanho da barriga?

A dinâmica aqui consiste nos convidados fazendo chutes sobre o tamanho da barriga da mamãe. Para tornar tudo mais divertido, ao invés de marcar os chutes por centímetros, use um rolo de barbante e uma tesoura. Assim, cada convidado vai cortar um pedaço do fio de barbante no tamanho que acredita ser o mesmo da circunferência da barriga da gestante.

Para tornar o processo mais rápido e divertido, uma pessoa vai de cada vez, intercalando os times e medindo o barbante em volta da barriga da mamãe. O ponto vai para o time com a primeira pessoa que acertar o tamanho exato, ou, se ninguém acertar, o tamanho mais próximo.

5. Fralda surpresa

Essa é mais uma forma de presentear os convidados com uma rápida dinâmica. Pegue algumas fraldas de pano ecológicas e coloque um brinde pequeno dentro de uma delas.

Depois disso disponha todas em uma mesa e deixe os convidados tentarem encontrar a fralda premiada um por um, intercalando os times. Assim, a pessoa que encontrar primeiro leva o brinde para a casa, e marca ponto para o time!


6. Caça palavras

Prepare e imprima cartelas de caça palavras com uma grande quantidade de termos relacionados ao bebê. Distribua com uma caneta para cada convidado. Lembrando que quanto mais palavras melhor!

Marque 2 minutos em um cronômetro, depois disso, peça para que eles comecem a procurar pelas palavras. Ao final do tempo, quem tiver a maior quantidade pontua pelo time!

7. Teste da aliança

Assim como o teste do garfo e faca, o teste da aliança é uma crença para descobrir o sexo do bebê. Para isso, passe a aliança por uma linha ou fio de barbante e amarre como se o fio fosse um colar, e o anel um pingente.

Ao posicionar a aliança suspensa perto da barriga da gestante, todos devem observar se ela faz movimentos circulares, ou se balança de um lavo para o outro. Na primeira opção o ponto vai para o time “menina” e na segunda para o time “menino”.

Para animar os envolvidos e gerar mais suspense você pode incentivar os times a fazer uma torcida organizada na hora do teste!

8. Quem acerta o sabor da papinha?

A brincadeira das papinhas é uma alternativa muito divertida que costuma envolver bastante os convidados. Para ela, prepare algumas opções de sabor de papinha – elas podem ser tanto caseiras, quanto compradas–, e deixe que os times escolham alguns representantes para provar.

Um a um, cada participante será vendado durante a prova, e em seguida deverá tentar adivinhar o sabor. Defina quantas rodadas serão, e o time que mais acertar marca ponto! Para maior diversão dê preferência para os sabores mais inusitados!

9. Bingo do bebê

Para fazer o bingo do bebê, distribua para os convidados cartelas com uma tabela de nomes sortidos dos presentes de bebê mais comuns – lenços, fraldas, mamadeira entre outros – na hora que a mamãe for abrir os pacotes.

Cada vez que um item que está na tabela for aberto, o participante faz um “x” na sua folha. Quem completar a tabela primeiro vence, e marca ponto pro time ou ganha uma lembrancinha individual.

10. Cápsula do tempo

Essa dinâmica conquiste em fazer uma lembrança bacana para o bebê no futuro. Para isso, distribua papel e caneta para os convidados, e peça a eles que escrevam uma mensagem para o bebê ler no futuro.

Guarde todas dentro de uma caixa ou potinho e entregue para a criança quando ela já puder compreender!

Ideias de prêmios dos jogos para chá de bebê

Se você ainda está sem ideias para as lembrancinhas, confira na sequência algumas inspirações para presentear o time vencedor, ou os participantes de forma individual ao longo das dinâmicas:

  • álcool em gel para as mãos;
  • agenda e caneta para anotações;
  • garrafinha de água;
  • mamadeira cheia de balas;
  • sabonetes;
  • aromatizantes de ambiente;
  • tubinhos de lenços compactos biodegradáveis para viagem.

Agora conta pra gente mamãe, gostou do conteúdo? Essa foi a nossa seleção especial de brincadeiras para animar e fazer boas lembranças nessa etapa tão especial da gestação. Esperamos ter ajudado!

Para conferir mais dicas sobre maternidade, sustentabilidade, e saúde, continue acompanhando as postagens no blog! Se você é mamãe de primeira viagem, aproveite para conferir nosso post que traz 10 dicas para se prepara para a chegada de um bebê!

Se precisar de ajuda, escreve pra gente que a gente ajuda você!

%d blogueiros gostam disto: