Chegada de um bebê: 10 dicas para se preparar

A gente aposta que se você está aqui é porque não vê a hora da chegada do seu bebê. Acertamos? Ah, a gente sabe como esse momento é tão especial: nós imaginamos como vai ser quando ele estiver no nosso colo, como serão os primeiros dias em casa… Logo bate aquele nervosismo e insegurança, medos, dúvidas…

É, a chegada do bebê é um marco na família e tem o poder de mudar tudo: as relações, a rotina, os papéis (quem antes era um casal, agora se tornam pais) e tudo isso envolve uma mistura de sentimentos, fazendo desse momento algo intenso, mas ao mesmo tempo delicado.

Mas fique tranquilo, nós separamos neste post algumas dicas práticas para te ajudar a passar por esse período de adaptação, diminuir os obstáculos e a ansiedade e enfrentar juntos esse desafio, com muita atenção e carinho ao bebê.

Chegada do bebê: prepare-se com essas dicas

Imagem de guarda-roupa de bebê com fraldas de pano

Pensar no enxoval, na decoração do quarto, nas roupinhas, nas fraldas, nos produtos de farmácia… Ufa! Parece que são tantos detalhes que só de pensar, causa uma ansiedade.

Uma dica bem legal é organizar uma planilha com tudo o que você e a criança precisam em cada fase. Nós fizemos um post que traz uma planilha de gastos mensais com o bebê, vale a pena conferir, é uma boa base para se preparar para a chegada do bebê. Confira abaixo mais dicas práticas. Vamos lá?

Organize a casa e a mantenha bem limpa

Imagem de um varal portátil com fraldas de pano

É importante deixar a casa organizada e deixar cada detalhe ajeitadinho para receber o seu bebê com todo cuidado do mundo. A gente sabe que amor e carinho não vão faltar por aí, mas, para deixar tudo mais lindo, alguns cuidados são importantes, principalmente nos primeiros dias.

Para preparar a chegada do bebê, mantenha a casa limpa e cuide para que os espaços onde seu bebê ficará sejam bem ventilados, principalmente em dias muito quentes. É uma boa ficar de olho também se há mofos ou umidade nesses locais , porque esse micro-organismos podem causar algum mal para a saúde respiratória da criança.

Outra dica é evitar deixar objetos que acumulam poeira no quarto. Por mais que sejam lindos, os bichinhos de pelúcia e almofadas não precisam ficar dentro do berço, tá bem? Quanto menos poeira é melhor! O mesmo vale para cortinas e aqueles protetores de berço, lembre-se de lavá-los regularmente.

Então não tem erro, é só deixar tudo bem limpinho para receber seu amor com saúde e bem-estar em todos os momentos. Isso com certeza vai te ajudar a segurar um pouco mais a ansiedade e o medo, não é?

Considere o conforto e a praticidade

Imagem de barriga de grávida

Sabe outra coisa que vocês podem fazer para deixar tudo mais fácil para a chegada do bebê? Escolher produtos que você realmente vai precisar e usar. A gente sabe como é gostoso comprar tudo para os bebês, mas é melhor ir comprando aos poucos conforme for precisando, do que encher a casa de coisas que vocês não vão usar.

Pense na funcionalidade das coisas e em como tornar o seu dia a dia mais prático. Um berço muito alto, por exemplo, pode mais atrapalhar do que ajudar. Uma cômoda com gavetas grandes e um trocador ajuda e muito na hora de achar tudo o que você precisa quando for trocar o bebê. Use os objetos a seu favor e você vai ver como fica mais fácil!

Organize a cômoda do bebê

Uma ótima forma de passar o tempo e já ir imaginando como vai ser quando o seu bebê chegar é organizando as roupinhas e acessórios na cômoda. É um passa tempo e tanto!

Essa tarefa é importante porque vai te ajudar a encontrar tudo muito mais fácil quando seu bebê chegar, afinal você já vai saber onde está cada coisa e vai perder tempo apenas com o que importa: dando muito amor ao seu filho.

Uma dica legal é deixar as primeiras gavetas com o que você usa no dia a dia, como fraldas, por exemplo, para ficarem sempre fáceis de acessar e não ter que ficar abaixando lá na última gaveta toda vez. Deixe as fraldas já montadas, ajustando no tamanho P e com um absorvente apenas, dentro do bolso da capa. Lembra da nossa dica sobre praticidade e conforto? vale muito aqui.

Bom… nós já limpamos a casa, escolhemos tudo o que vai deixar nosso dia a dia mais prático e organizamos todas as roupinhas e pertences do bebê. Vamos à próxima dica para se preparar para a chegada do bebê.

Tire suas dúvidas ao máximo

Quanto mais próxima a chegada do bebê, mais dúvidas vão batendo, afinal, é uma mistura de sentimentos que vai tomando conta da gente, não é?

Por isso é muito importante não ficar com nenhuma dúvida, assim você se prepara melhor e tira um pouco a ansiedade e o medo do peito. Converse bastante com seu médico de confiança, com o pediatra, psicóloga… é muito bom desabafar nossos medos com pessoas experientes e que, com certeza, conhecem o assunto como ninguém.

Reserve um espaço na cozinha para o bebê

Essa dica parece boba, mas ajuda muito a encontrar os utensílios do bebê quando sabemos que existe um lugar separadinho para eles. Vale a pena deixar uma parte do armário só para as coisinhas do bebê, tenha certeza que vai te ajudar muito a se localizar e até para pedir ajuda quando precisar.

Até os 6 meses seu bebê vai se alimentar apenas do leite materno, é o que recomenda a OMS. Após esse período você já pode começar a introdução alimentar, uma nova fase de aprendizado e de relação afetiva com seu bebê. Nós preparamos um post com um Guia Completo da Introdução Alimentar, você pode acessar para aprender um pouquinho mais sobre o assunto. Mas calma, pense uma coisa de cada vez, ein!

Adapte os ambientes

Como é gostoso pensar nas fases que vamos viver com nossos filhos, não é? A primeira palavra, o primeiro engatinhar, o primeiro passo… E para cada uma delas teremos nossas alegrias e preocupações.

Sabe o que vai te ajudar a se tranquilizar e preparar a casa? Vá com calma e, com o passar do tempo, você pode ir adaptando seu espaço conforme as necessidades forem surgindo. Quando seu bebê começar engatinhar, por exemplo, coloque protetor de tomadas para evitar acidentes, afinal, seu bebê estará com sede de conhecer novas texturas e vai querer explorar cada pedacinho da casa.

O mesmo vale para os móveis. Se os móveis não têm quina arredondada é só colocar alguma proteção nas quinas, para evitar que a criança bata a testinha. São pequenas mudanças que fazem a diferença e deixam sua casa mais preparada para a chegada do bebê.

Converse sempre, sobre tudo

Como falamos no início do post a chegada do bebê é um ponto de mudança na vida do casal, onde a rotina e o dia a dia passam a ser totalmente focados na criança. Nós sabemos que é uma fase de total adaptação para as mamães e papais.

Então nunca esqueça a importância do diálogo! Dividam não só as tarefas, mas as inseguranças, os medos, expectativas e sejam apoio um para o outro. Você vai ver que tudo fica mais leve e mais doce quando temos um espaço sadio para conversar.

Conte com alguém para te ajudar

Principalmente nos primeiros meses a mãe vai ficar praticamente em função do bebê, então uma ajuda sempre será bem-vinda, não é mesmo? Você pode dividir tarefas entre o casal, mas é uma ótima chance para chamar outras pessoas próximas e que você confia para dar aquela força para vocês descansarem também. Você vai agradecer muito a essa pessoa depois!

Não se compare e nem se cobre

É muito comum com a chegada do bebê a gente ficar com os sentimentos a flor da pele e, muitas vezes, se entristecer quando algo não sai como planejado. Ou às vezes bate aquela sensação de que “nossa, aquela pessoa é melhor mãe ou pai do que eu, não sei fazer nada”.

Calma! Cada vivência de mamães e papais é única, então não é justo com você e com a sua história que você se sinta inferior a alguém. Não tenha medo de errar, afinal é algo novo na vida de vocês, mas também não tenha medo de pedir ajuda. Tá tudo bem não ser super heroínas e nem super heróis o tempo inteiro.

Evite idealizar pensamentos e viva um dia após o outro, porque às vezes a expectativa não se torna realidade, planos e realidade nem sempre combinam. Só vocês saberão o que é melhor para vocês e para a criança. Filtre bem os conselhos dos “amigos”.

Ame sem limites

Por fim, nossa última dica para se preparar para a chegada do bebê é amar sem limites! Receber uma criança em casa é um dos momentos mais prazerosos que teremos a oportunidade de viver na vida. Então demonstre amor, paciência e tolerância em cada ato. Aproveite essa oportunidade e seja muito feliz!

Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a se organizar e se preparar bem para a chegada do seu bebê. Nós ficamos aqui na torcida para que corra tudo bem e que vocês se sintam realizados em cada etapa desse momento tão especial.

Continue acompanhando nosso blog para ver essas e outras dicas sobre maternidade. Compartilhe com quem você acha que precisa ler também. Até o próximo post!

%d blogueiros gostam disto: