Planilha de gastos mensais com bebê: saiba como se organizar

Se você está criando um planejamento para se organizar financeiramente nas despesas com o bebê, está no lugar certo! Neste post nós vamos te mostrar como montar uma planilha de gastos mensais e, de quebra, apresentar as principais despesas que podem surgir, tudo isso para você se programar.

Afinal, nós sabemos que fazer um planejamento familiar nem sempre é muito fácil, porque muitas incertezas aparecem quando estamos esperando a chegada de um bebê. Por isso, ter o controle é importante, colocando no lápis cada detalhe desde o início da gestação, do nascimento e de cada etapa da vida dos nossos filhos. Mas olhe, não se preocupe viu? Nós estamos aqui para te ajudar. Vamos lá?

Como montar uma planilha de gastos mensais com o bebê?

Estudos apontam que o orçamento ideal para um filho não pode ultrapassar 30% da renda líquida dos pais, isso porque pode comprometer os orçamentos para as outras despesas indispensáveis.

Nossa dica para criar uma planilha é colocar no papel os gastos essenciais de cada momento, que será vivido naquele mês. É como se você separasse suas despesas por “seções”, sabe? Despesas com saúde, despesas com roupas, despesas com farmácia, despesas com móveis são alguns exemplos.

Por fim, veja o preço médio unitário desses itens (considerados no mês de abril de 2022), para saber qual o valor total gasto no mês. Confira abaixo as sugestões de planilhas, com itens que as novas mamães geralmente providenciam. Vale ressaltar que os itens são sugestões e podem ser alterados de acordo com a necessidade e condição.

Planilha geral de gastos antes do nascimento do bebê

Alguns itens você precisará comprar uma única vez (como o seu enxoval de Fraldas Dipano, por exemplo) e os seus gastos não serão contabilizados no mês seguinte, porém são extremamente importantes para criar um primeiro orçamento para calcular o que será gasto com a chegada do seu bebê.

As quantidades e valores não são verdadeiros, tá bem? Usamos apenas para te mostrar como a planilha funciona na prática. Basicamente você precisará multiplicar o valor unitário de cada item pela quantidade prevista de uso no mês e pronto: terá o valor previsto no mês! Veja a seguir.

Gastos com a gestação

Confira abaixo os gastos padrões, que são pré-definidos de acordo com as experiências das mamães durante a gestação. Vale ressaltar que os gastos podem ser alterados de acordo com a necessidade ou condição.

Gastos com móveis do quarto do bebê e itens de passeio

Agora, você encontra na planilha de gastos com móveis do quarto do bebê, uma estimativa do que você precisará investir. Assim como o tópico anterior, essa é uma sugestão que pode ser alterada de acordo com a necessidade e condição.

Enxoval do bebê e da mamãe

Chegou uma das melhores partes: o enxoval do bebê e da mamãe. Abaixo, sugerimos os itens mais utilizados nesse momento, que também podem ser ajustados de acordo com a necessidade.

Gastos com roupas para o bebê

As roupinhas do bebê também são parte fundamental do planejamento de gastos. Segue abaixo uma sugestão com o que os papais precisam se atentar na hora de montar a bolsa maternidade.

Planilha mensal de gastos com o bebê até a fase da escola

Ufa, agora que já colocamos no lápis os principais gastos com o bebê antes do nascimento, é hora de pensar em cada detalhe que não pode faltar para quando ele chegar, afinal tudo tem que estar bem preparadinho para receber o seu amor, não é?

Bom, agora nós selecionamos os principais gastos que você vai ter com o bebê mês a mês, até completar 3 anos.

Olha, aqui é bastante importante você entender que, com o passar dos anos, mais itens vão entrar na lista, afinal o seu filho está crescendo as necessidades vão mudando. Então sinta-se livre para retirar e acrescentar o quanto quiser. Bom, na nossa simulação, você pode usar uma planilha como a que segue abaixo:

Gastos com Farmácia/Higiene

Em relação aos gastos com farmácia e itens de higiene, trouxemos algumas sugestões de produtos que você pode providenciar para esse momento.

Gastos com alimentação

A alimentação é um ponto muito importante. Logo abaixo, segue uma sugestão com o que as mamães mais providenciam durante o planejamento dos gastos. Os itens podem ser alterados em caso de necessidade.

Gastos com saúde e segurança

Investir em saúde e segurança é fundamental para a família toda ter todo o aparato necessário em caso de emergências. Vale a pena conferir.

Gastos com escola

Quando a criança já possui idade para ir à escolinha, esse se torna um aspecto importante para os pais colocarem também na ponta do lápis.

Gastos com passeios e lazer

Quem não gosta de passear, não é mesmo? Confira abaixo uma sugestão de gastos com passeios e lazer.

Gostou das planilhas? Então lembre-se sempre, mamãe e papai: com o passar dos anos itens devem sair da planilha para outros entrarem, só assim você se organizará certinho.

Existem dados do Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing (Invent) traz gastos básicos como educação, alimentação, lazer e saúde e servem de base para fazer um bom planejamento de contas. Confira!

  • Gestação;
  • Mobília;
  • Vestuário da mamãe e do bebê;
  • Alimentação;
  • Farmácia e Higiene;
  • Babá;
  • Berçário, Ensino Fundamental e Médio, Universidade;
  • Cursos;
  • Alimentação escolar;
  • Materiais didáticos;
  • Mesada;
  • Transporte;
  • Cinemas, teatros e shows;
  • Festas de aniversário;
  • Viagens, férias e passeios;
  • Brinquedos, informática, telefonia;
  • Roupas e calçados.

Gastos com filho: primeira fase

Quais são os principais custos que temos com um filho nessa fase? Bom, com o recém-nascido os custos serão basicamente com roupinhas, calçados, itens de higiene e farmácia, com gastos essenciais com remédios, vacinas, médicos, cremes, carrinho, cadeirinha, por exemplo.

Existem outros itens que não são obrigatórios, mas que facilitam o dia a dia como forrinhos biodegradáveisou forrinhos reutilizáveis para quem usa fraldas de pano em tempo integral, mama pads e lencinhos biodegradáveis. Conforme a criança for crescendo, acrescente os valores de escolinhas.

Dicas para economizar nos gastos

Ter filhos é a realização de um sonho para muitas famílias e nós sabemos que as mamães e papais não medem esforços para oferecer tudo o que o seu pequeno ou pequena precisa para viver uma vida feliz e cheia de amor.

Embora existam despesas que vão estar sempre presentes no dia a dia, há dicas simples que vão te ajudar a economizar e farão uma diferença positiva no orçamento no final do mês. Anote tudo para colocar em prática.

Use fraldas ecológicas de pano

As fraldas ecológicas chegaram com tudo e são uma forma econômica e sustentável de proteger o seu bebê no dia a dia. Você pode ter um enxoval completo de Fraldas Dipano, ou pelo menos algumas unidades para intercalar com descartáveis.

As Fraldas Dipano são de tamanho único e podem ser usadas desde o nascimento até o desfralde do bebê. Estas mesmas fraldas podem ser usados em piscinas, além, é claro, das mais variadas estampas que você pode escolher. Nós fizemos um post com um tutorial de como usar fraldas ecológicas, não deixe de conhecer.

Compre somente o básico para o começo

A gente sabe que a ansiedade bate e nós queremos comprar tudo o que vemos pela frente mesmo antes do bebê nascer, mas calma. Foque em comprar itens básicos e necessários para o nascimento do bebê.

Não precisa comprar chupetas e mamadeiras durante a gestação, por exemplo, porque é importante que o bebê se alimente apenas leite materno até os 6 meses de idade. O mesmo vale para o enxoval: evite uma decoração exagerada com itens que o bebê não precisa.

Faça um chá de bebê

É uma ótima oportunidade para celebrar a vida do bebê que está por vir, confraternizar com amigos e parentes e, ao mesmo tempo, uma boa ocasião para receber presentes. Temos certeza que todos que já amam a criança ficarão felizes em dar uma lembrancinha que pode ser muito útil.

E aí, gostou das nossas dicas para organizar os gastos com seu filho? Esperamos que sim e que nossa planilha te ajude a planejar as despesas e aproveitar o melhor de cada momento com seus pequenos. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, tá bem? Até o nosso próximo post!

%d blogueiros gostam disto: