Veja o tempo de antecedência para lavar as roupas do bebê!

A chegada do bebê é motivo de muita alegria para os papais e mamães. Porém, para que eles possam se desenvolver bem e saudáveis, as mamães e os papais têm que manter alguns cuidados essenciais, inclusive com a pele desse pacotinho de felicidade.

Por estarem em uma fase de desenvolvimento, os recém-nascidos possuem uma pele muito sensível e delicada, que precisa ser cuidada com muita atenção. Parte desse zelo está nas roupas e demais acessórios de tecido que entrarão em contato com a pele deles. Isso inclui não só as roupinhas, mas os cobertores, meias, sapatinhos, fraldas de tecido, toucas e etc.

Por esse motivo, a lavagem desses itens deve acontecer antes mesmo do nascimento, tudo isso para eliminar qualquer possível ameaça para a pele dos pequenos, como ácaros, bactérias e fungos. O consenso nessa área é de que as roupas do bebê devem ser limpas geralmente a partir da 30ª semana ou do sétimo mês de gestação. Isso é indicado por conta da possibilidade de nascimentos prematuros, então prevenir é sempre a melhor alternativa nesses casos.

Como higienizar as roupas do bebê

Algo muito importante que devemos considerar nessa etapa de lavagem é a organização. Ela serve para facilitar a sua vida na hora de lavar, passar (caso seja necessário) e guardar. É importante lembrar que a higienização das roupinhas e acessórios não deve ser feita antes do período descrito, isso para evitar que as roupas e outros itens que você higienizou não acumulem poeira e outros detritos.

Se você é a futura mamãe, caso seja possível, procure a ajuda de alguém de confiança e aproveite para criar memórias, registrando esse momento tão especial.

Então, siga a ordem mais adequada para que seja feita a limpeza e higienização de todo o vestuário infantil:

Dê prioridade para aquilo que é de maior tamanho, como cobertores, mantas, capas de trocadores, toalhas de banho e, caso você tenha adquirido capas de almofadas, também inseri-las na lavagem. Em seguida, opte por separar e identificar para higienização, o enxoval para recém-nascido.

Dica importante! Durante essa tarefa, separe o que você deseja colocar na sua mala de maternidade. Faça uma lista de tudo que você irá precisar na ida ao hospital. Planejar seus passos com antecedência te deixa melhor preparada e, ainda, livre para focar no que é realmente importante.

Quais produtos usar na hora da lavagem do enxoval

Nesse ponto, devemos nos lembrar que a pele dos bebês é diferente da nossa, dessa forma, não possuem a mesma camada de proteção que os adultos. Por esse motivo, sempre devemos cuidar para que eles estejam seguros e bem cuidados também nessa área.

Portanto, na hora de lavar, leia os rótulos dos produtos que você escolher. Dê preferência às opções elaboradas especificamente para essa finalidade, existe uma grande variedade de marcas para essa função. Caso prefira, há também como lavar as roupas do seu pequeno ou pequena com sabão de coco ou neutro sem cheiro. Isso previne o surgimento de irritações cutâneas e alergias. E atenção, não use nenhum produto que deixe cheiro, como os amaciantes.. Quanto mais simples, melhor.

Dicas de como organizar e manter tudo limpo

Na hora de guardar as roupas, mantenha o cuidado e atenção das etapas anteriores. Tenha disponível um lugar limpo e previamente higienizado para manter a qualidade e zelo que você teve até aqui. E convenhamos, nada melhor do que abrir as gavetas e ver aquelas roupinhas lindas.

Anote algumas dicas que podem facilitar o seu dia a dia nessa hora. Em caso de dúvidas no final deste conteúdo, fale com a gente que a gente te ajuda.

  • Observe as etiquetas e a qual tamanho elas pertencem. Isso irá te ajudar na hora de organizar tudo nas gavetas por tamanho e ordem de uso. Depois disso, remova as etiquetas internas que podem acabar incomodando a pele do seu pequeno.
  • Adquira sacos plásticos organizadores, pode ser aqueles de supermercado, para acondicionar as peças separadas de acordo com as que serão mais usadas primeiro, e assim por diante. Lembre-se que quanto melhor o acesso que você tiver, mais fácil será a sua rotina de trocas e banhos, principalmente no período do pós-parto.
  • Use uma fita adesiva ou etiquetas para identificar cada tamanho e tipo, como body, culote, meias, camisetas e tudo mais.

Depois disso, relaxe e curta cada pedacinho da sua experiência. Seja como pai ou mãe, a espera ansiosa por uma criança é uma experiência inesquecível e deve ser vivida ao máximo. Cada dia, semana e mês que passa, mais perto fica o momento de conhecer esses bens tão esperados.

E para se preparar ainda melhor para essa chegada tão incrível, acompanhe o nosso blog e saiba tudo sobre maternidade e filhos. Esperamos que esse momento seja repleto de paz e harmonia para sua família. Até mais!

%d blogueiros gostam disto: