Quantas fraldas de pano devo comprar para o enxoval do bebê?

Quando se começa a planejar o enxoval do bebê, uma das principais dúvidas que os pais têm é: quantas fraldas devo comprar? Essa questão é justa, afinal, devemos saber a quantidade correta para não faltar e não ultrapassar o limite necessário!

Além disso, quando falamos sobre assuntos como sustentabilidade, preservação do meio ambiente e consumo consciente, escolher o tipo certo desse item é ideal, e para isso, existem as fraldas ecológicas que, atualmente, são grandes soluções para muitos problemas ambientais e de acúmulo de lixo.

No entanto, muitos pais ainda não estão totalmente habituados a elas, muitos nunca nem ouviram falar delas e por isso, preparamos um post para você conhecer melhor as fraldas ecológicas e descobrir tudo o que você precisa para adicioná-las ao enxoval!

Para tirar todas as dúvidas sobre a quantidade de fraldas de pano e quais tipos comprar, preparamos algumas informações para te ajudar na missão e, quem sabe, dar um passo em prol da sustentabilidade. Vamos lá?

Quantas fraldas de pano comprar?

Imagem de uma gaveta aberta com fraldas de pano ecológicas

Primeiramente, para descobrir a quantidade de fraldas comprar, você deve observar e pensar na sua rotina. Você planeja lavar as fraldas diariamente? Ou prefere deixar para lavar todas em apenas um dia? Após determinar melhor sua rotina, é mais fácil para decidir a quantidade para comprar.

Se você pretende suprir as necessidades de apenas um bebê, em média, você deverá comprar 20 fraldas completas, já com os absorventes que serão necessários de acordo com o desenvolvimento do seu bebê, tanto para uso diurno, como para uso noturno. No início apenas um absorvente é suficiente, mas para bebês mais crescidinhos, é necessário reforçar a proteção.

Para recém-nascidos

Imagem de um recém nascido deitado na cama, ao redor de fraldas de pano

Esta é a fase em que ocorrem mais trocas de fraldas. Geralmente os bebês fazem cocô a cada mamada, por reflexo e assim devem ser trocados mais vezes ao dia.

Por isso, recomendamos um enxoval de 20 fraldas, com os seus absorventes. Na rotina de lavagem do dia a dia, neste início, talvez seja necessário lavar todos os dias, mas logo, com o amadurecimento do aparelho digestivo do bebê, os cocôs diminuem e com isso as trocas também!

Lembrando que essa quantidade pode variar dependendo da rotina que as mães e os pais montarem.

Para bebês de três meses ao desfralde

Imagem de uma mãe segurando seu filho no colo

Se o seu bebê já é maiorzinho e deseja introduzir as fraldas Dipano em sua rotina, a conta da quantidade de fraldas que você necessita é esta: quantidade de fraldas que o seu bebê usa por dia/noite X 2,5. Ter duas mudas e meia de fraldas é uma média confortável para ficarmos tranquilos com a lavagem e com a secagem, pensando sempre em dias frios e chuvosos.

Então, se o seu bebê usa 5 a 6 fraldas por dia/noite, recomendamos o Mini Enxoval, que atenderá perfeitamente à sua demanda.

Quais os tipos de fraldas ecológicas comprar para o enxoval?

Existem dois tipos de fraldas ecológicas: as descartáveis e as de pano. Embora as descartáveis ecológicas se biodegradam mais rapidamente, sabemos que, aqui no Brasil, pelo menos até o momento, não existem usinas de compostagem para este plástico biodegradável, o que acaba causando muito mais demora em sua biodegradação.

Já as fraldas Dipano podem ser usadas em tempo integral aguentando centenas de lavagens antes de serem descartadas: dia e noite, para passeios, no mar, na piscina, banho de rio e cachoeira! Em dias quentes, basta colocar uma fralda e seu bebê estará vestido, lindo e confortável!

E para facilitar na montagem do seu enxoval, indicamos a escolha de kits de fraldas ecológicas já prontos, para trazer praticidade para essa hora tão especial!

Quais as vantagens das fraldas de pano?

Se você ainda não está familiarizado com as fraldas de pano ecológicas, vamos te mostrar algumas vantagens que elas têm em comparação às descartáveis comuns!

Uma grande vantagem dessas fraldas é que por não possuírem substâncias químicas em sua composição, elas oferecem proteção para a pele do bebê evitando assaduras e irritações, e o melhor, sem necessidade de uso de pomadas preventivas.

Para os bebês que são alérgicos às fraldas descartáveis, elas são ótimas opções.

Outra vantagem das fraldas de pano reutilizáveis é pela economia que elas proporcionam a longo prazo. Se usadas em apenas um bebê, o valor pago em descartáveis seria pelo menos de 3 vezes mais do que um enxoval de fraldas Dipano. E estas mesmas fraldas poderão ser usadas em outro bebê.

E para o meio ambiente elas são grandes aliadas. As opções de pano ecológicas contribuem muito para a preservação do nosso ecossistema. Estima-se que são necessárias 7 árvores para suprir a necessidade de descartáveis para um único bebê. Isso sem contar com os produtos químicos que são despejados pela indústria de fraldas descartáveis que serão usadas apenas uma vez, às vezes por pouquíssimo tempo.

Agora que você já sabe mais sobre elas, a quantidade e os tipos para garantir um enxoval completo, compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras mamães a descobrirem sobre essa incrível opção de fraldas sustentáveis!

Se você se interessou pelas fraldas ecológicas e deseja garanti-las para seu bebê, acesse nosso site e confira nossas estampas disponíveis. E em caso de mais dúvidas, acesse nosso blog, selecionamos várias dicas para te ajudar nessa missão da maternidade!

%d blogueiros gostam disto: