Fraldas ecológicas: o que são? Como funcionam? Saiba mais!

As fraldas ecológicas chegaram para revolucionar o mundo da maternidade, trazendo praticidade e economia para a rotina das famílias, além de garantir mais conforto e proteção da pele do bebê sem causar irritações e assaduras.

A princípio, essas fraldas aparentam maior valor de investimento do que as fraldas descartáveis, porém, elas são ótimas opções de economia a longo prazo, e esse é um dos principais motivos que as mães decidem experimentá-las.

O que é uma fralda ecológica?

As fraldas ecológicas, também chamadas de fraldas de pano modernas, são variações saudáveis, sustentáveis e econômicas das descartáveis.

Para entender melhor o que essas fraldas são, saiba que elas podem ser reutilizadas centenas de vezes, pois são feitas com tecidos especiais e que podem ser lavados na máquina de lavar comum como qualquer outra peça de roupa. Isso sem usar qualquer sabão especial ou produtos químicos caros para fazer sua manutenção.

Foi feita uma verdadeira revolução têxtil para que fosse possível usar fraldas de pano nos dias de hoje, e assim ser, de fato, uma opção às descartáveis.

Essas fraldas são confeccionadas com tecidos especiais, responsáveis por fazer com que a pele do bebê tenha uma respiração melhor, proporcionam conforto e são tão eficientes quanto as descartáveis – ou até melhores!

As fraldas ecológicas previnem assaduras e dermatites em até 70%, por isso estão se tornando cada vez mais uma alternativas para famílias que possuem bebês alérgicos ou com peles sensíveis ao pó químico presente nas fraldas descartáveis.

São mais ecológicas porque podem ser reutilizadas centenas de vezes, e, por serem ajustáveis, conseguem acompanhar várias fases do bebê. A capa impermeável se transforma em tamanho P, M e G e os absorventes controlam os níveis de absorção necessários desde o RN até o desfralde.

Características das fraldas ecológicas

Uma das principais características que diferenciam as fraldas ecológicas das comuns descartáveis ou das antigas de pano é que são confeccionadas com tecidos com alta tecnologia têxtil, capazes de absorver grandes volumes de xixi, e com aviamento e botões de alta qualidade, durabilidade e performance.

Além do plástico, eliminam todas as fragrâncias sintéticas e outros produtos químicos em sua composição, por esse motivo, elas não causam grandes impactos ambientais. São capazes de durar sem perder a funcionalidade por pelo menos 400 lavagens.

Um grande diferencial das fraldas ecológicas é que são ajustáveis desde RN até o desfralde, através de botões ou velcro na cintura, e é por essa razão que um bebê só precisa de 20 unidades para formar seu enxoval.

As fraldas reutilizáveis não são hipoalergênicas, mas são bem menos alergênicas do que as descartáveis, por não conterem qualquer químico agressivo. Portanto, são excelentes para peles sensíveis e conseguem manter uma boa respiração para a pele do bebê, tanto para o inverno quanto para o verão.

Fralda Dipano com explicações de suas partes

Além disso, elas são super fáceis de lavar e higienizar: sua limpeza é realizada em máquinas de lavar comum, depois é só pendurá-las para secar e utilizar de novo, assim como as roupinhas comuns!

Como funcionam as fraldas ecológicas?

As fraldas ecológicas de pano são formadas por uma capa ajustável desde de RN até 16 kg, aproximadamente, e 2 absorventes para que seja possível customizar o nível de absorção conforme o bebê vai crescendo.

Os absorventes são 100% de pano em formato retangular, e já vêm prontos para serem inseridos dentro do bolso da capa – não é preciso fazer dobras difíceis.

Para realizar o fechamento, seja com velcro ou botões, basta ajustar de acordo com o tamanho do bebê, assim fica possível adaptar com o tamanho das perninhas e da cintura.

No momento em que o bebê faz xixi e cocô, o resíduo é completamente absorvido pelos absorventes e a capa impermeável protege e evita vazamentos. Ah! E quer saber outra vantagem dessas fraldas? Elas não necessitam de ser usadas com pomadas contra assaduras. Isso torna a troca e a higienização do bebê mais fácil e eficaz, por não deixarem resíduos difíceis de remover das dobrinhas.

O tempo de troca de uma fralda ecológica é o mesmo de uma descartável de ótima qualidade. Normalmente a cada 3 ou 4 horas ou sempre que tiver cocô. A vantagem é que com a fralda ecológica é possível controlar o nível de absorção conforme o fluxo do bebê adicionando mais ou menos absorventes dentro do bolso. Você pode escolher entre os absorventes de microfibra, noturnos, fleece, melton e os de bambu.

As fraldas sujas podem ser acumuladas em sacos impermeáveis por até 4 dias antes de lavar. Não é preciso passar por água, esfregar ou deixar de molho. Tudo é feito na máquina de lavar comum e sem qualquer produto específico para sua lavagem. Basta fazer uma pré lavagem na máquina e depois ciclo longo com pelo menos 2 enxágues.

Muita gente ainda confunde a fralda ecológica biodegradável (descartável) com a fralda ecológica de pano (100% reutilizável). Se você também tem essa dúvida, veja o vídeo e confira as diferenças.

Como usar as fraldas ecológicas?

Antes de começar a usar as fraldas ecológicas é importante lavá-las apenas com água, para ajudar a torná-las mais absorventes. Elas atingirão seu nível máximo de absorção.

Para usar, os absorventes devem ser inseridos dentro do bolso da capa impermeável de acordo com a necessidade de absorção. Você pode inserir um ou mais absorventes conforme o fluxo do seu bebê.

O modo de vestir é semelhante ao das fraldas comuns. A diferença é que as ecológicas são mais versáteis, possibilitando o ajuste correto no corpo e nas perninhas do bebê, e os absorventes permitem customizar a absorção desejada, tanto para o dia quanto para a noite.

Existem também absorventes para usar em cima do bolso da capa e assim facilitar ainda mais a troca. Com eles, é possível reutilizar a mesma capa e só trocar os absorventes.São eles os absorventes em fleece que têm o toque seco, os de melton 80% algodão e os de bambu, que são muito utilizados para auxiliar no desfralde por permitirem que o bebê perceba suas eliminações.

A vantagem de usar o absorvente dentro do bolso é que você pode colocar vários absorventes juntos, aumentando o nível de absorção.

Já quando usadas com o absorvente em cima do bolso a vantagem é poder reaproveitar a capa.

Economia para o meio ambiente e para seu bolso!

Se você ainda está com dúvidas de que as fraldas ecológicas são mesmo mais econômicas e sustentáveis ao nosso ecossistema, viemos te ajudar nisso também!

Em média, os bebês usam 6.000 fraldas até desfraldar, e essa quantidade toda é levada para os aterros sanitários ou lixões. Lá elas levam de 450 a 600 anos para conseguir se decompor. Muito tempo, né?

Por isso, as fraldas reutilizáveis têm se tornado a melhor opção para as famílias, que pensam nos estragos causados em nosso biossistema e também, para nosso bolso, já que a economia chega a R$4.000,00 – isso já contando com enxoval de fraldas de pano todo pago.

Além disso, com a modernidade das fraldas reutilizáveis, são necessárias apenas 20 unidades para formar um enxoval completo e, se tiverem os cuidados corretos, poderão durar por muito mais tempo, resultando em uma economia de dinheiro ainda maior!

Fraldas ecológicas: valem a pena?

Sim, elas valem super a pena! Com todo o conteúdo que reunimos aqui, você já sabe que as fraldas ecológicas possuem muitas vantagens para as famílias, para os bebês, para nosso planeta e também para o nosso orçamento.

Então agora te convidamos a conhecer os Kits de fraldas ecológicas Dipano para iniciar o uso, completar aos poucos o seu enxoval ou para usar parte do dia!

%d blogueiros gostam disto: