Com quantos meses o bebê senta sem apoios? Confira!

Guia da maternidade: com quantos meses o bebê senta?

Ser mamãe e papai é uma delícia! Afinal, em cada fase do desenvolvimento do bebê, há uma infinidade de descobertas, tanto para os pais quanto para os pequenos. Hoje, este post é para você que está lidando com um dos momentos mais fofos do pequeno: o momento que ele já senta sozinho. Confira!

Estimulando o bebê: pode deixar ele sentado aos 4 meses?

Antes de qualquer coisa, os pais sempre precisam estar acompanhando o desenvolvimento do bebê, pois mesmo tendo alguns parâmetros dos meses mais comuns, nem sempre o nosso filho vai estar dentro deles. Às vezes, demoram mais ou até adiantam alguns passos. Então, para saber se já pode colocar o bebê sentado com apoio, isso aos 4 meses, primeiro perceba se ele já tem força e estabilidade no pescoço.

Vamos explicar! De forma geral, a medula óssea é importantíssima para mandar os impulsos nervosos pelo corpo, que é basicamente o que faz nosso cérebro mandar na gente, e isso nos permite levantar a cabeça, ficar em pé e por aí vai.

Então, quando o bebê estiver mais desenvolvido, ele vai começar a levantar a cabeça, olhar para os lados e, com o tempo, vai ter força para rolar e sustentar o seu tronco um pouquinho. É nesse segundo momento que você já pode começar a deixar ele um pouco sentado com um apoio confortável.

Mas, se a gente for levar as regrinhas à risca sobre: com quantos meses o bebê senta com o apoio? A resposta é: com quatro meses. A ordem seria: aos 3 meses ele começa a mexer a cabeça, aos 4 ele começa a ter força no tronco, aos 7 ele fica sentado sozinho, aos 9 meses ele engatinha. Por fim, com 1 ano ou mais ele começa a andar.

Algumas crianças até mesmo pulam a etapa de engatinhar. E tem como estimular o nosso pequeno, para ajudar ele a desenvolver a coluna? Claro! Continua lendo abaixo:

Confira também: como tratar e prevenir as assaduras do bebê!

Quando começar a estimular o bebê a sentar?

Existem diversas formas e momentos para que você ajude a estimular o seu filho. Por volta dos 3 meses, quando ele estiver levantando a cabeça, deite-o de barriga para baixo um pouco, para que ele brinque de avião. Essa postura de cabeça levantada vai ajudar o pequenino a desenvolver força no pescoço! Mas cuidado para não deixar muito tempo nessa posição.

Quando ele tiver uns 4 meses e você achar que ele ainda precisa de uma forcinha para se sentar, você pode ajudar com um exercício abdominal. Deite-o de barriga para cima e segure em suas axilas, o ajudando a levantar um pouco e o deixar sentadinho por uns dois segundos. Depois deite-o de novo e repita esse exercício algumas vezes, assim o seu filho vai desenvolver melhor o abdômen e a força.

Faz mal sentar o bebê de 3 meses?

Sabendo que alguns pequenos são mais adiantados e, que tem como ajudar o bebê a se exercitar, será que tem problema deixar o seu filho sentadinho com três meses? Na verdade, sim. Isso porque, mesmo que ele já esteja mais desenvolvido, você corre o risco de colocar muita pressão na coluna do pequeno enquanto o deixa sentado, e isso poderia lhe dar problemas de coluna. Então, para não correr esse risco, é melhor esperar completar quatro meses.

Confira também: tudo que precisa saber sobre Fraldas Dipano e cocô do bebê

Cuidados extras com bebês de até 3 meses:

Para que o seu filho cresça bem e saudável, existem algumas recomendações. Algumas atitudes, às vezes frequentes, podem acabar dando sérios problemas para o bebê. Por exemplo, não o deixe dormindo sozinho, sempre fique por perto, você no quarto dele ou ele no seu – na verdade, seria bom fazer isso até o primeiro ano de vida –, porque nunca sabemos quando algo vai acontecer.

Além disso, os pequeninos têm o sistema imunológico em formação, então evite ir em lugares fechados e com muita gente, assim como é sempre bom evitar pessoas doentes ao redor. Sendo pai, mãe, irmão, tio, ou qualquer outra ligação, separe o bebê dos doentes. Também é importante evitar praias e piscinas!

Não ofereça água, chazinho ou remédios para o bebê, a menos que o pediatra recomende. E mais, nunca passe protetor solar ou repelente até o 6 meses, ao invés disso, coloque roupas com proteção UV e evite o sol forte ao máximo. Para finalizar – e o mais importante – nunca deixe o seu bebê chorar por um longo período de tempo. Ele precisa de você, do seu colo e do seu cuidado! Quando o bebê chora, ele precisa de algo: seja por sono, fome, frio, calor, fralda suja ou a mera necessidade de carinho.

Quanto a deixá-lo sozinho, especialmente em lugares altos, é sempre bom lembrar que os pequenos são bem imprevisíveis e podem rolar a qualquer momento, então cuidado! E para evitar que o bebe se sufoque com cobertas ou outros itens, coloque-o no berço com roupinhas que o deixem aquecido, sem cobrir com nada extra.

Então, o que achou do nosso conteúdo de com quantos meses o bebê senta e como ele se desenvolve? Esperamos que essas informações tenham esclarecido algumas das suas dúvidas. Confira nosso post sobre sangue nas fezes e o que fazer.

%d blogueiros gostam disto: