SOS cólica do bebê: como aliviar e quais são as causas?

SOS cólica do bebê: como aliviar e quais são as causas?

Os sinais de cólica do bebê preocupam a grande maioria dos papais e mamães de primeira viagem, mas acredite, esta condição é comum nos corpinhos recém-nascidos. Afinal de contas, toda alimentação e novos hábitos são estreias e adaptações para os pequenos.

Buscando acalmar os ânimos familiares, nós, da Dipano, preparamos um blog post completo contando como aliviar as cólicas infantis, além de mostrar as causas mais frequentes destas dores abdominais que tiram o sono dos bebês!

Confira os detalhes abaixo!

O que causa cólica no recém-nascido?

Imagem de um recém nascido deitado de bruços

Existem muitas causas que influenciam na temida cólica no recém-nascido, mas em todas elas, a formação ainda incompleta do sistema digestório está relacionada. “Quer dizer que meu filho corre algum perigo?”. Não é bem assim, vejamos:

Nós, seres humanos, somos uma das espécies que mais necessitam de cuidados contínuos ao nascer, basta uma olhadinha carinhosa em documentários com outros filhotes, logo vemos que os nossos pequenos demandam maiores adaptações.

Em relação a nutrição não seria diferente, as cólicas dos bebês são sinais de que o corpo reage a:

  • introdução de algum alimento novo;
  • entrada de ar ao mamar;
  • alguma intolerância alimentar;
  • estresse adaptativo.

É essencial ainda, buscar o apoio de um especialista para entender o que anda causando as dores na barriguinha do recém-nascido, desta forma, tanto a origem é identificada, quanto os melhores tratamentos. Aliás, por falar em cuidados, selecionamos as 10 melhores maneiras de aliviar as cólicas do bebê: confira!

Como aliviar a cólica do bebê?

Para o alívio da cólica do bebê, são recomendados cuidados que respeitem o desenvolvimento infantil, contribuindo com a nutrição saudável e hábitos de descanso que propiciam bem-estar aos pequenos e toda a família, em dicas como:

  1. Massagem suave com as pontas dos dedos na barriguinha do recém-nascido;
  2. Compressa quente para suavizar as dores abdominais;
  3. Movimentos de bicicletinha nas perninhas;
  4. Estimular que o bebê libere o ar após mamar;
  5. Comprimir levemente as perninhas na barriga com a criança deitada;
  6. Banho morninho;
  7. Toques da mamãe e papai;
  8. Amamentação saudável;
  9. Compressa com camomila na barriguinha;
  10. Medicamentos somente com recomendação médica.

É comum que o recém-nascido apresente irritação com as cólicas, portanto, ofereça muito carinho para que ele entenda: vai ficar tudo bem. A Dipano promove as relações familiares com muito afeto e cuidados presentes. Entenda mais sobre cada um deles!

Massagem no bebê

As massagens cuidadosas na barriguinha contribuem para o alívio das cólicas do bebê. Desta forma, escolha um óleo infantil suave, umedeça bem os dedos, e com movimentos circulares, ofereça uma massagem relaxante em seu pequeno!

Compressa quente

Tenha cuidado com as compressas quentes, tudo bem? Elas são ótimas auxiliares nos quadros com gases, mas também podem oferecer riscos de queimaduras na pele infantil. Lembre-se, todo órgão do recém-nascido é sensível.

Movimentos de bicicletinha

Os movimentos de bicicletinha são ótimos para mandar as dores passear bem longe! Com o bebê deitado, realize pedaladas, levando as perninhas a formar um ângulo de 90°. Para tornar o momento mais divertido, coloque um som ambiente animado!

Após mamar

É fundamental estimular a liberação de ar na criança após cada mamada. Desta forma, o acúmulo de gases será menor, evitando as indesejadas dores no estômago: invista neste hábito!

Comprimir as perninhas

Ao comprimir as perninhas em direção ao abdômen, mamães e papais oferecem o máximo cuidado contra a cólica no bebê. Afinal de contas, com este movimento o ar é liberado, aliviando dores e desconfortos, do jeitinho que eles merecem.

Banho relaxante

Nada como um bom banho relaxante para melhorar o dia, não é mesmo? Com as crianças não seria diferente, os banhos com água morna são poderosos auxiliares no combate das cólicas infantis, além claro, de deixá-los ainda mais cheirosos!

Toques com carinho

Os toques com carinho são capazes de melhorar a sensação de dor nos bebês. Quem afirma isso são os pesquisadores em comportamento infantil da Universidade Oxford, comprovando o poder do afeto nas rotinas familiares. interessante, não é mesmo?

Alimentação saudável

Lembra quando a Dipano ressaltou a importância da alimentação saudável no desenvolvimento do bebê? Pois bem, uma rotina nutritiva na amamentação é capaz de aliviar ou mesmo prevenir cólica no recém-nascido: nós reagimos ao que ingerimos.

Camomila alivia cólica

Antes da introdução alimentar infantil, que costuma iniciar aos 6 meses, os chás ainda não devem ser ingeridos. Portanto, faça compressas quentes com camomila e aplique na barriguinha do bebê. Lembre-se, a temperatura precisa ser equilibrada, está bem?

Medicamentos com recomendação médica

Os medicamentos contra cólica são efetivos, mas devem acompanhar recomendações médicas. Afinal de contas, toda ingestão na infância demanda atenção, além de cuidados devidos. E nada como buscar auxílio de um especialista no assunto, não é mesmo?

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Pois acompanhe os conteúdos semanalmente publicados aqui no blog, além de seguir a Dipano nas redes sociais. Aproveite também para conhecer mais sobre fraldas ecológicas e novidades para o seu bebê.

Um abraço quentinho e até a próxima!