Desfralde noturno: o último adeus às fraldas! | Dipano

Desfralde noturno: passo a passo

Com um piscar de olhos as crianças crescem, os meses vão passando, as roupinhas ficam curtas, os movimentos a cada dia mais autônomos, e desfraldar surge como uma possibilidade entre as próximas conquistas dos pequenos.

Hoje, nós da Dipano convidamos papais, mamães e todos os familiares para uma conversa sobre o desenvolvimento infantil e o passo a passo um desfralde noturno gentil.

Siga conosco nessa importante leitura!

Quando saber quando chegou a hora?

Imagem de bebê posando para foto usando uma fralda de pano

Assim como no processo diurno, o desfralde noturno acontece respeitando a maturação infantil. Não existe idade ou hora certa para acontecer, portanto, respeite o tempo que cada criança leva para conquistá-lo, sem comparações ou pressões.

De toda forma, existem alguns sinais que os pequenos dão de que é chegada a hora de ter autonomia das fraldas noturnas, confira conosco logo abaixo quais são eles:

  • Está com fralda seca ao acordar;
  • Solicita ida ao banheiro, não apresentando xixi de escape;
  • A criança já consegue verbalizar “xixi” e “cocô”;
  • Desconforto com o uso da fralda.

Caso estas percepções já aconteçam, é o momento perfeito para iniciar o desfralde completo dos pequenos. Leve sempre em consideração o diálogo aberto em família, além do mais, cuide para não constranger a criança ao longo do processo.

O desfralde noturno está intimamente ligado à autoconfiança e ao controle das necessidades físicas, então é importante ser porto seguro das crianças nesse momento, está bem? Nós da Dipano auxiliamos neste assunto, confira os tópicos logo abaixo.

Como conversar sobre desfralde noturno?

Algumas famílias veem o desfralde noturno como um tabu, mas acredite, este é um processo natural para o desenvolvimento de toda a criança, e leva o tempo necessário da maturação de cada uma delas.

É comum a ansiedade que o tema costuma gerar em mamães e papais de primeira viagem, porém, reiteramos a importância de manter diálogos com outras famílias que já passaram pelo desfralde, e principalmente com a criança que está desfraldando.

Não sabe ainda como conversar sobre o assunto em família? Veja os tópicos e passo a passo que nós preparamos dicas que serão uma mão na roda, ou melhor dizendo, um adeus às fraldas.

Passo a passo do desfralde noturno

O desfralde noturno é uma extensão das práticas que as famílias já seguem com os pequenos no início do desfralde, portanto, é importante respeitar o tempo que cada criança leva para realizar o processo.

Não é do dia para a noite que os pequenos irão deixar as fraldas, assim como não são instantâneas as maturações humanas. Para isso, alguns passos são essenciais aqui, como o diálogo aberto, atenção aos líquidos consumidos e comemoração de cada conquista.

Deseja aprender um pouco mais sobre o passo a passo para o desfralde noturno? Nós da Dipano contamos os detalhes:

1. Tenha diálogos francos

O primeiro passo para o desfralde gentil é o diálogo franco e aberto com a criança. Diga que ela está conquistando novas fases e que agora poderá dormir sem a fralda noturna.

Não faça promessas de recompensações pelo desfralde, o pequeno já pode desenvolver confiança com conversas sinceras!

2. Evite líquidos ao dormir

Sabe aquele hábito de tomar leite antes de dormir? É importante que ele seja gradualmente substituído para que o desfralde aconteça da melhor maneira evitando, assim, os familiares escapes noturnos.

Caso aconteça, não há motivos para broncas, acolha a criança em um diálogo sobre a importância deste processo.

3. Visitem o banheiro antes de dormir

Realize idas ao banheiro antes de dormir. Para o processo do desfralde noturno, é saudável que os pequenos vejam este ambiente como um lugar agradável para estar.

Adicione objetos ou acessórios lúdicos no espaço, convidando a criança a visitar o banheiro antes do descanso noturno.

4. Utilize capa impermeável no berço

Uma ótima alternativa no processo de desfralde noturno é colocar uma capa impermeável no berço, explicando que ela auxiliará a criança nas noites em que escapes acontecerem.

É fundamental manter lençóis e roupinhas próximas para a troca nesses casos, dizendo que no dia seguinte vocês tentarão novamente!

5. Comemore cada conquista!

Não deixe passar a oportunidade de felicitar os pequenos a cada conquista alcançada. Acordou e percebeu que as roupas estão sequinhas? Comemorem juntos! Mas não faça comparações com outras crianças que já passaram pelo desfralde, está bem?

Outro ponto importante que nós da Dipano destacamos, é a importância de papais e mamães estarem alinhados com as práticas educativas nas escolinhas. Caso o desfralde já aconteça por lá, converse com a criança sobre realizarem em casa, também.

Confira também em nosso blog o porque por que utilizar fraldas ecológicas enquanto o momento do desfralde ainda não chegou.

Gostou de conhecer mais sobre o processo do desfralde noturno gentil? Acompanhe também os nossos conteúdos preparados semanalmente aqui no blog, além de compartilhar com familiares e amigos que iniciaram este processo.

Um abraço quentinho e cheio de afeto: até a próxima!